Roubo de fiação fecha Estação de BRT Riachuelo, no Recife

A plataforma, que atende cerca de 4 mil passageiros por dia, deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (26), segundo o Grande Recife Consórcio

Foram roubados fios elétricos e e do sistema de lógica que permitem o fechamento e abertura das portas, e a contagem de passageiros Foram roubados fios elétricos e e do sistema de lógica que permitem o fechamento e abertura das portas, e a contagem de passageiros  - Foto: Lidiane Mota

Passageiros que utilizam a Estação de BRT Riachuelo, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, encontraram o local fechado na manhã desta terça-feira (24). Isso porque a plataforma localizada na rua do Riachuelo foi alvo de depredação durante esta madrugada e teve parte da fiação elétrica roubada. A estação, que atende cerca de 4 mil passageiros por dia, deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (26), segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte.

Os passageiros que usam a estação estão sendo orientados por funcionários do Grande Recife para se dirigirem até a Estação de BRT 13 de Maio, também no bairro da Boa Vista, para utilizarem as oitos linhas afetadas pela paralisação na Estação Riachuelo [veja a lista abaixo].

Leia também:
Com aporte de R$ 900 mil, quatro estações de BRT serão requalificadas
Fibra óptica levará wi-fi a estações de BRT e terminais integrados em 2019

Segundo o coordenador de Engenharia e Manutenção do Grande Recife Consórcio, Paulo Beltrão, a ação, que aconteceu por volta das 4h, é bastante semelhante à que ocorreu na madrugada da última sexta-feira (20) na Estação de BRT Araripina, da avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área central da capital.

“Acreditamos que a ação foi realizada por apenas uma pessoa que conhece o sistema de funcionamento das estações. Ele subiu no telhado da estação, cortou os cabos de videomonitoramento, e roubou a fiação do sistema elétrico e do sistema de lógica que permitem o fechamento e abertura das portas, e a contagem de passageiros”, afirmou.

Paulo ainda acredita que a ação foi premeditada e os reparos devem custar aproximadamente R$ 30 mil, mesmo valor gasto na Estação Araripina, que inclusive já foi reaberta na noite dessa segunda-feira (23).

Sem estação, passageiros sofrem
Sem saber que a plataforma estava fechada, vários usuários foram pegos de surpresa ao chegarem ao local. A estudante de enfermagem Joice Ayla da Silva Costa, de 17 anos, foi uma delas. Ela contou que usa a estação diariamente para ir ao curso e que se sente prejudicada com a ação de vândalos no local.

“Essa é a ação de pessoas mal educadas. Do mesmo jeito que me prejudicou, vai prejudicar várias outras pessoas. Vou ter que andar bastante até a Estação 13 de Maio e provavelmente vou chegar atrasada no meu compromisso. Estão destruindo o próprio patrimônio público e depois reclamam da falta de qualidade”, afirmou.

Assim como Joice, a dona de casa Irani Augusta de Melo, de 69 anos, também não sabia que a estação estava fechada. Ela contou que estava vindo do médico e que utiliza a plataforma da rua do Riachuelo para ter acesso ao BRT que vai para o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na RMR. “A gente é quem sofre as consequências. Agora, eu vou ter que fazer um grande trajeto a pé podendo ter pego o ônibus aqui”, relatou.

O estudante Wysmário Cândido, 22, disse que estuda no Centro do Recife e precisa utilizar a estação para voltar para casa e que se sente inseguro de ter que se deslocar para outra plataforma. “Eu corro o risco de ser assaltado, já que vou ter que fazer o trajeto até a outa estação a pé, e isso é muito ruim”, contou.

O coordenador de Engenharia e Manutenção do Grande Recife, Paulo Beltrão, disse ainda que todas as 42 estações de BRT do Recife e Região Metropolitana, sendo 26 que atendem o corredor Norte/Sul, e 16 que passam pelo corredor Leste/Oeste, passarão por reforma e requalificação até o fim do próximo ano. A Estação Istmo, localizada no Cais do Apolo, Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, é a primeira a receber a reforma e deve ficar pronta até o dia 9 de outubro.

A Estação Istmo, localizada no Cais do Apolo, bairro do Recife, é a primeira a receber a reforma e deve ficar pronta até o dia 9 de outubro.

As linhas que atendem à estação de BRT Riachuelo são:
1900 - TI PE-15 (PCR)
1915 - TI PE-15 (Dantas Barreto)
1979 - TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1976 - TI Pelópidas (PCR)
1946 - TI Igarassu (PCR)
1970 - TI Pelópidas/TI PE-15
1961 - TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)
1962 - TI Abreu e Lima (PCR)

Veja também

Regras da Anatel para leilão do 5G não restringem Huawei
Tecnologia

Regras da Anatel para leilão do 5G não restringem Huawei

A ministros do Mercosul, Pazuello diz que tratamento precoce 'fez e faz a diferença' para Covid
Coronavírus

A ministros do Mercosul, Pazuello diz que tratamento precoce 'fez e faz a diferença' para Covid