Roubo de fiação fecha Estação de BRT Riachuelo, no Recife

A plataforma, que atende cerca de 4 mil passageiros por dia, deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (26), segundo o Grande Recife Consórcio

Foram roubados fios elétricos e e do sistema de lógica que permitem o fechamento e abertura das portas, e a contagem de passageiros Foram roubados fios elétricos e e do sistema de lógica que permitem o fechamento e abertura das portas, e a contagem de passageiros  - Foto: Lidiane Mota

Passageiros que utilizam a Estação de BRT Riachuelo, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, encontraram o local fechado na manhã desta terça-feira (24). Isso porque a plataforma localizada na rua do Riachuelo foi alvo de depredação durante esta madrugada e teve parte da fiação elétrica roubada. A estação, que atende cerca de 4 mil passageiros por dia, deve voltar a funcionar na próxima quinta-feira (26), segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte.

Os passageiros que usam a estação estão sendo orientados por funcionários do Grande Recife para se dirigirem até a Estação de BRT 13 de Maio, também no bairro da Boa Vista, para utilizarem as oitos linhas afetadas pela paralisação na Estação Riachuelo [veja a lista abaixo].

Leia também:
Com aporte de R$ 900 mil, quatro estações de BRT serão requalificadas
Fibra óptica levará wi-fi a estações de BRT e terminais integrados em 2019

Segundo o coordenador de Engenharia e Manutenção do Grande Recife Consórcio, Paulo Beltrão, a ação, que aconteceu por volta das 4h, é bastante semelhante à que ocorreu na madrugada da última sexta-feira (20) na Estação de BRT Araripina, da avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, área central da capital.

“Acreditamos que a ação foi realizada por apenas uma pessoa que conhece o sistema de funcionamento das estações. Ele subiu no telhado da estação, cortou os cabos de videomonitoramento, e roubou a fiação do sistema elétrico e do sistema de lógica que permitem o fechamento e abertura das portas, e a contagem de passageiros”, afirmou.

Paulo ainda acredita que a ação foi premeditada e os reparos devem custar aproximadamente R$ 30 mil, mesmo valor gasto na Estação Araripina, que inclusive já foi reaberta na noite dessa segunda-feira (23).

Sem estação, passageiros sofrem
Sem saber que a plataforma estava fechada, vários usuários foram pegos de surpresa ao chegarem ao local. A estudante de enfermagem Joice Ayla da Silva Costa, de 17 anos, foi uma delas. Ela contou que usa a estação diariamente para ir ao curso e que se sente prejudicada com a ação de vândalos no local.

“Essa é a ação de pessoas mal educadas. Do mesmo jeito que me prejudicou, vai prejudicar várias outras pessoas. Vou ter que andar bastante até a Estação 13 de Maio e provavelmente vou chegar atrasada no meu compromisso. Estão destruindo o próprio patrimônio público e depois reclamam da falta de qualidade”, afirmou.

Assim como Joice, a dona de casa Irani Augusta de Melo, de 69 anos, também não sabia que a estação estava fechada. Ela contou que estava vindo do médico e que utiliza a plataforma da rua do Riachuelo para ter acesso ao BRT que vai para o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na RMR. “A gente é quem sofre as consequências. Agora, eu vou ter que fazer um grande trajeto a pé podendo ter pego o ônibus aqui”, relatou.

O estudante Wysmário Cândido, 22, disse que estuda no Centro do Recife e precisa utilizar a estação para voltar para casa e que se sente inseguro de ter que se deslocar para outra plataforma. “Eu corro o risco de ser assaltado, já que vou ter que fazer o trajeto até a outa estação a pé, e isso é muito ruim”, contou.

O coordenador de Engenharia e Manutenção do Grande Recife, Paulo Beltrão, disse ainda que todas as 42 estações de BRT do Recife e Região Metropolitana, sendo 26 que atendem o corredor Norte/Sul, e 16 que passam pelo corredor Leste/Oeste, passarão por reforma e requalificação até o fim do próximo ano. A Estação Istmo, localizada no Cais do Apolo, Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, é a primeira a receber a reforma e deve ficar pronta até o dia 9 de outubro.

A Estação Istmo, localizada no Cais do Apolo, bairro do Recife, é a primeira a receber a reforma e deve ficar pronta até o dia 9 de outubro.

As linhas que atendem à estação de BRT Riachuelo são:
1900 - TI PE-15 (PCR)
1915 - TI PE-15 (Dantas Barreto)
1979 - TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1976 - TI Pelópidas (PCR)
1946 - TI Igarassu (PCR)
1970 - TI Pelópidas/TI PE-15
1961 - TI Abreu e Lima (Dantas Barreto)
1962 - TI Abreu e Lima (PCR)

Veja também

Apesar de pressão, sindicatos de professores não conseguem impedir reabertura de escolas no País
Educação

Apesar de pressão, sindicatos de professores não conseguem impedir reabertura de escolas no País

Letalidade da Covid-19 no Brasil está em torno de 3%
Coronavírus

Com quase 137 mil mortos pela Covid-19, Brasil tem taxa de letalidade em torno de 3%