Recife

Rua Padre Carapuceiro é parcialmente interditada para obras de mobilidade

Intervenção do projeto Calçada Legal iniciou o serviço na via nesta a terça-feira (25) e deve durar uma semana

Obras na Rua Padre Carapuceiro devem durar até a segunda quinzena de fevereiroObras na Rua Padre Carapuceiro devem durar até a segunda quinzena de fevereiro - Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco

Obras do projeto Calçada Legal foram iniciadas nesta terça-feira (25), na Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem. A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), está promovendo um investimento na ordem de R$ 1 milhão na requalificação das calçadas e passagem elevada na via. 

A intervenção na via terá duração de uma semana e, durante esse período, alguns trechos serão interditados para a realização dos serviços. Os dois quilômetros de calçadas da Rua Padre Carapuceiro estão sendo beneficiados com a troca do piso por um novo, feito em tijolos intertravados, e ganhando soluções de acessibilidade, como a construção de rampas. A previsão é que os trabalhos na via sejam finalizados na segunda quinzena de fevereiro.

Os moradores do entorno aprovaram a intervenção. Josias Soares, 75 anos, aposentado, prevê benefícios para a mobilidade. "Essa obra vai melhorar muito as calçadas. Interdita, prejudica um pouco, mas realmente vai ficar ótimo", comentou. Já  a professora Cecília Freitas, que passeava com sua sogra, Eugênia Freitas, de 90 anos, destacou a maior acessibilidade que a obra proporcionará. "Tá ficando bonito. Tem rampa de acesso, é melhor para ela que não pode subir e descer degrau, fica mais fácil para ela sair de um lugar para o outro", pontuou.

Trânsito
A CTTU montou um esquema especial de trânsito para a obra. Os condutores que estiverem na Avenida Boa Viagem poderão utilizar a Avenida Antônio Falcão para acessar a Avenida Conselheiro Aguiar. Já quem estiver na Rua dos Navegantes em direção à Avenida Conselheiro Aguiar deverá utilizar a Rua Ribeiro de Brito. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local para auxiliar os condutores e pedestres.

Calçada Legal
O projeto Calçada Legal é executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e foi lançado em 2017. Ao todo, o Calçada Legal prevê o investimento de R$ 105 milhões na requalificação de 10 lotes que compreendem 134 km de calçadas e 56.300 m² de largos da cidade. A iniciativa já beneficiou com os serviços a avenida Mario Melo e a ruas do Riachuelo, Oliveira Lima, Carlos Gomes, Coelhos, Santos Araújo, Augusto Calheiros, avenida Maria Irene e ruas General Edson Amâncio Ramalho e Vinte de Janeiro.

Também foram contempladas com os trabalhos as ruas Barão de Souza Leão, Arquiteto Luiz Nunes, Amélia, do Príncipe, Gervásio Pires, Dr. Carlos Chagas, Velha, Princesa Isabel, Quitério Inácio de Melo, Odorico Mendes, Senador Alberto Paiva, José Luiz da Silveira Barros, Edgar D’Amorim, além das avenidas Rui Barbosa, João de Barros e a Estrada do Forte. Ao todo, foram 50 mil metros de passeios públicos requalificados.

Atualmente, o projeto está requalificando, com previsão de finalização até o final do ano, os passeios públicos das ruas Manoel Borba, rua da Aurora, rua do Futuro, rua Conde do Irajá (Torre), Avenida Lins Petit (Boa Vista), Estrada de Belém (Campo Grande) e av. Visconde de Suassuna. Também estão sendo realizadas obras do mesmo tipo na rua Padre Carapuceiro (Boa Viagem), rua Professor João de Medeiros (Boa Viagem), avenida São Paulo (Jardim São Paulo), rua General Joaquim Inácio (Boa Vista), rua Fernando Simões (Boa Viagem), rua Acadêmico Hélio Ramos (Várzea), rua Doutor José Maria (Rosarinho), rua Dália (Boa Viagem), Estrada do Encanamento e Estrada das Ubaias. Os serviços que estão em andamento compreendem cerca de 21 mil metros de calçadas. 

Veja também

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
Visita Macron

Lula concede a Macron medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Previsão de trânsito tranquilo nas rotas turísticas para o feriado da Semana Santa
Semana Santa

Previsão de trânsito tranquilo nas rotas turísticas para o feriado da Semana Santa

Newsletter