Guerra na Ucrânia

Rússia acusa EUA de "jogar lenha na fogueira" ao entregar mais armas à Ucrânia

As negociações de paz entre Kiev e Moscou estão paralisadas desde o fim de março

Vladimir Putin, presidente da RússiaVladimir Putin, presidente da Rússia - Foto: Reprodução/ Flickr Palácio do Planalto

O Kremlin acusou nesta quarta-feira o governo dos Estados Unidos de "jogar lenha na fogueira" após o anúncio da entrega de mísseis americanos à Ucrânia, para responder à ofensiva russa.

"Nós acreditamos que os Estados Unidos jogam lenha na fogueira de maneira deliberada (...) As entregas (de armas) não encorajam as autoridades ucranianas a retomar as negociações de paz", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov.

As negociações de paz entre Kiev e Moscou estão paralisadas desde o fim de março, quando a Rússia anunciou a retirada de suas tropas dos arredores de Kiev e informou que se concentraria na região do Donbass, leste da Ucrânia.

O governo dos Estados Unidos anunciou na terça-feira o envio para a Ucrânia dos sistemas HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System), que permitem lançamentos múltiplos de foguetes e têm alcance de 80 quilômetros.
 

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Riabkov, disse que a nova ajuda militar "aumnta o risco" de confronto militar entre Rússia e Estados Unidos.

Veja também

Suspeito de tráfico de drogas é preso e polícia fecha ponto de venda em Paudalho
Mata Norte

Suspeito de tráfico de drogas é preso e polícia fecha ponto de venda em Paudalho

Desinformação, força complementar dos exercícios militares chineses ao redor de Taiwan
fake news

Desinformação, força complementar dos exercícios militares chineses ao redor de Taiwan