Crise Internacional

Rússia ameaça atacar envios de armas ocidentais para a Ucrânia

Conflito no leste europeu entra no 15º dia

Rússia alertou os Estados Unidos neste sábado (12) que suas tropas podem atacar os envios de armas ocidentais para a UcrâniaRússia alertou os Estados Unidos neste sábado (12) que suas tropas podem atacar os envios de armas ocidentais para a Ucrânia - Foto: Aris Messinis / AFP

A Rússia alertou os Estados Unidos neste sábado (12) que suas tropas podem atacar os envios de armas ocidentais para a Ucrânia, onde o exército russo está avançando há quinze dias. 

"Nós alertamos os Estados Unidos que a entrega de armas que eles estão orquestrando de uma série de países não é apenas um ato perigoso, mas também transforma esses comboios em alvos legítimos", alertou o vice-primeiro-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, em entrevista ao canal de televisão Pervy Kanal. 

Ryabkov citou particularmente sistemas de defesa aérea portáteis e sistemas de mísseis antitanque.

Riabkov também disse que as "garantias de segurança" que a Rússia exigiu do Ocidente, incluindo que a Ucrânia nunca se juntaria à Otan, não são mais válidas. 

"A situação mudou completamente. A questão agora é alcançar a implementação dos objetivos de nossos líderes", disse ele, referindo-se à "desmilitarização" da Ucrânia exigida pelo Kremlin. 

"Se os americanos estiverem dispostos, podemos, é claro, retomar o diálogo", acrescentou, observando que Moscou estava disposta, especialmente na questão dos acordos para limitar os arsenais nucleares.

"Tudo depende de Washington", enfatizou.

Veja também

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados
Imunização

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Newsletter