Guerra na Ucrânia

Rússia anuncia novo disparo bem-sucedido de um míssil hipersônico

Disparo coincide com a intensificação da ofensiva de Moscou no leste da Ucrânia

O míssil Zircon tem alcance máximo de 1.000 quilômetrosO míssil Zircon tem alcance máximo de 1.000 quilômetros - Foto: Reprodução/Internet

Os militares russos anunciaram neste sábado (28) que dispararam com sucesso um novo míssil de cruzeiro hipersônico Zircon, coincidindo com uma intensificação da ofensiva de Moscou no leste da Ucrânia

O míssil Zircon foi lançado da fragata "Amiral Gorshkov" no Mar de Barents para um alvo nas águas do Mar Branco no Ártico, informou o Ministério da Defesa russo em comunicado. 

O alvo, localizado a cerca de 1.000 quilômetros, "foi atingido com sucesso", segundo as mesmas fontes. O disparo faz parte de "testes" realizados com novas armas russas, acrescentou o comunicado. 

O primeiro disparo oficial de um Zircon remonta a outubro de 2020 e, na época, o presidente russo Vladimir Putin elogiou este "grande evento". Outros disparos de testes já foram realizados, principalmente desta fragata e de um submarino. 

O míssil Zircon tem alcance máximo de 1.000 quilômetros e deve equipar os navios e submarinos da frota russa. 

A Rússia anunciou em março que usou mísseis hipersônicos Kinjal em sua ofensiva na Ucrânia, que começou em fevereiro, um recurso que não havia usado oficialmente até agora, exceto para testes. 

Os mísseis balísticos hipersônicos "Kinjal" e os mísseis de cruzeiro "Zircon" pertencem a uma família de novas armas desenvolvidas pela Rússia que Putin chama de "invencíveis".

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato