Notícias

Rússia bane 12 atletas por envolvimento em esquema de doping

Atletas punidos teriam se beneficiado de programas de doping com esteroides anabólicos e se beneficiaram de métodos protetivos específicos

Rússia vem reunindo inúmeros casos de doping nos últimos anosRússia vem reunindo inúmeros casos de doping nos últimos anos - Foto: Damien Meyer/AFP

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) determinou nesta sexta-feira (1) o banimento de 12 competidores russos de atletismo. Entre eles, Ivan Ukhov, campeão do salto em altura nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, que teve três anos de resultados cassados pela entidade.

De acordo com a Corte, os atletas punidos "participaram e/ou se beneficiaram de programas de doping com esteroides anabólicos e se beneficiaram de métodos protetivos específicos" entre a Olimpíada de 2012 e o Mundial de 2013, realizado justamente em Moscou (Rússia).

Em julho de 2016, um relatório encabeçado por Richard McLaren apontou uma operação envolvendo agentes públicos na Rússia para facilitar o doping entre atletas em meio a uma "vasta maioria" de esportes olímpicos. Antes disso, em novembro de 2015, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) já havia afastado os russos de competições.

Leia também:
Agência Mundial Antidoping evitará sanções contra a Rússia
Wada diz que obteve evidências de esquema na Rússia
Wada prevê "longo caminho" para que Rússia siga código antidoping

Além de Ivan Ukhov, foram banidos Tatyana Firova (400 m), Svetlana Shkolina (salto em altura), Lyukman Adams (salto triplo), Anna Bulgakova, Gulfiya Agafonova-Khanafeeva, Tatyana Lysenko Beloborodva, Mariya Bespalova (arremesso de martelo), Ivan Yushkov (arremesso de peso), Vera Ganeeva (arremesso de disco), Yekaterina Galitskaia e Yuliya Kondakova (100 m com barreiras). Cada atleta tem 21 dias para apelar da decisão.

Veja também

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados
Imunização

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa
RELIGIÃO

Missa do Crisma chega para renovar promessas na Catedral da Sé, em Olinda, nesta Quinta-Feira Santa

Newsletter