Conflito na Ucrânia

Rússia veta resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre anexações; Brasil e China se abstêm

Resolução condenava os referendos de anexação, realizados por Moscou em quatro regiões da Ucrânia

Conselho de Segurança da ONUConselho de Segurança da ONU - Foto: Timothy A. Clairy / AFP

A Rússia vetou, nesta sexta-feira (30), no Conselho de Segurança da ONU, a resolução de condenação dos referendos de anexação, realizados por Moscou em quatro regiões da Ucrânia, em uma votação na qual Brasil, China, Gabão e Índia se abstiveram.

O texto, proposto por Estados Unidos e Albânia, e submetido à votação dos 15 países-membros do Conselho, obteve 10 votos a favor, um contra (da Rússia) e quatro abstenções.

A resolução condenava "os referendos ilegais", que "não têm validade" e "não podem formar a base de nenhuma alteração do status destas regiões", incluindo "qualquer pretensa anexação".

Também pedia que a Rússia "retire imediatamente, completamente e sem condições todas as suas forças  militares" da Ucrânia.

Diante do "ato ilegal de anexar" territórios da Ucrânia, o Conselho devia dar uma "resposta", segundo havia pedido antes da votação a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield.

O representante russo, Vassily Nebenzia, considerou por sua vez que esta resolução é uma "ação hostil do Ocidente" e uma "provocação" e assegurou que os referendos "cumpriram as normas e os princípios da legislação internacional".

O texto agora seguirá agora para a Assembleia Geral da ONU, onde não há direito a veto, diferentemente do Conselho de Segurança, onde cinco membros permanentes - Rússia, China, Estados Unidos, França e Grã-Bretanha - dispõem desta prerrogativa.

Veja também

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante
CONFLITOS

Lula: Paralisia do Conselho de Segurança da ONU frente a guerras em Ucrânia e Gaza é alarmante

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Conflito

Após declarações de Milei, relembre o passado guerrilheiro de Gustavo Petro, presidente da Colômbia

Newsletter