Vacina

Sala de vacinação no Centro de Artesanato de Pernambuco tem movimento tranquilo neste domingo (13)

Fila seguia sem transtornos no local, que funciona no Centro de Artesanato de Pernambuco. Objetivo é regularizar situação de quem está com doses em atraso.

Sala de vacinação no Centro de Artesanato, no Bairro do RecifeSala de vacinação no Centro de Artesanato, no Bairro do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Com o intuito de acelerar o processo de imunização contra a Covid-19, que, para ser completo, necessita da aplicação das doses iniciais além da de reforço, a Prefeitura do Recife abriu, neste fim de semana, uma sala de vacinação sem exigência de agendamento prévio. O espaço, que funciona no Centro de Artesanato de Pernambuco, em frente à Praça do Marco Zero, teve movimento tranquilo na manhã deste domingo (13).

O objetivo da iniciativa é, além de facilitar o acesso à vacina, regularizar a situação de quem está com doses em atraso em qualquer etapa do esquema vacinal. No local da ação, que começou a ser realizada no sábado (12), a fila seguia sem transtornos. Para receber o imunizante, basta apresentar documento de identificação, comprovante de residência e cartão de vacinação, sem necessidade de ter marcado a hora.

Tendo tomado a segunda dose em setembro passado, o jardineiro José Francisco, 48 anos, é um dos que agora estão em dia com a vacina. “Eu não vim antes porque estava trabalhando e pedir para sair mais cedo era mais difícil. Vi na televisão essa oportunidade do governo e vim com meu amigo, até porque domingo é um dia mais tranquilo”, disse.

A contadora Nabel Soares, 51, também veio fazer o reforço seis meses após tomar a segunda dose (a partir de quatro meses, já é recomendado tomar a terceira). Ela conta que demorou esse tempo por falta de tempo e por receio de injeção, mas diz que não podia deixar de se vacinar. "Perdi uma irmã com essa doença, é importante [se imunizar]. Ontem (sábado), eu fui ao Geraldão, mas lá só podia com agendamento. À noite, vi na TV que tinha aqui, nem sabia que já estava funcionando. E vim logo", afirma.

Veja também

Petroleiros venezuelanos exigem inclusão em leilão de subsidiária da PDVSA nos EUA
Mundo

Petroleiros venezuelanos exigem inclusão em leilão de subsidiária da PDVSA nos EUA

China anuncia meta de crescimento econômico de 5% para 2024, segundo informe de trabalho
Economia

China anuncia meta de crescimento econômico de 5% para 2024, segundo informe de trabalho