Notícias

Salvador retira 22 toneladas de óleo em apenas 8 h após chegada de novas manchas

Entre quinta (10) da semana passada, quando começaram a surgir os primeiros vestígios de óleo, e terça (15), a cidade havia retirado apenas 37 quilos do combustível fóssil

Manchas de óleo começaram a aparecer em setembroManchas de óleo começaram a aparecer em setembro - Foto: Adema/Governo de Sergipe/Divulgação

Novas e maiores manchas de óleo apareceram em Salvador, e o número de pontos da capital baiana atingidos pelo derramamento, ainda de causa desconhecida, subiu para oito nesta quarta-feira (16).

Pelo menos 22 toneladas de óleo foram retiradas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) durante oito horas num trecho de pouco mais de um quilômetro, desde a praia da Pituba até a do Jardim dos Namorados. As manchas também chegaram até as praias de Jardim de Alá e Boca do Rio.

Leia também:
Salles: manchas de óleo em praias são caso de poluição sem precedente
Governo vai antecipar ajuda a pescadores afetados por mancha de óleo 

Entre quinta (10) da semana passada, quando começaram a surgir os primeiros vestígios de óleo, e terça (15), a cidade havia retirado apenas 37 quilos do combustível fóssil. As praias do Flamengo, Stella Mares, Piatã e Jaguaribe foram as primeiras afetadas.

Em Salvador, a operação de limpeza começou com 80 agentes na manhã desta quarta, número que subiu para 375 depois que novas aparições foram comunicadas, segundo o presidente da Limpurb, Marcus Passos, que também faz parte do Centro de Comando Unificado de Incidentes.

Criado no último dia 11, o centro é formado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que faz parte da secretaria estadual do Meio Ambiente, pelo Ibama, pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) e pela Bahia Pesca.

Também fazem parte do grupo os Ministérios Públicos Estadual e Federal, os Institutos de Biologia e de Geociências da Bahia (UFBA), e as prefeituras de Salvador, Camaçari, Conde, Jandaíra, Entre Rios, Mata de São João, Lauro de Freitas e Cairu.

"Assim que surgiram os primeiros relatos, demos uma resposta rápida. O óleo foi isolado em contêineres para ser encaminhado ao Ibama, que deverá dar uma destinação final", afirmou o gestor da Limpurb. Ela aposta que a quantidade de óleo coletada em Salvador deverá ser ainda maior no futuro.

De acordo com a Limpurb, por se tratar de uma substância densa, o material se mantém abaixo da linha da água do mar, o que dificulta o avistamento durante os sobrevoos feitos pela equipe do Centro de Comando entre Salvador e Morro de São Paulo nesta quarta.

"Apesar de termos tido um pico de maré alta, vamos continuar o trabalho de limpeza agora à noite, nas praias com melhor iluminação", disse Passos. "A quantidade coletada deverá subir, já que ainda falta pesar alguns caminhões."

Nesta quarta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou não que não é possível saber a quantidade de óleo que ainda está no mar nem prever se as manchas continuarão a surgir no litoral nordestino. Salles fez um sobrevoo nesta tarde sobre os litorais de Alagoas e Bahia.

Veja também

Rodoviários interditam Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água
OLINDA

Rodoviários interditam Terminal Integrado do Xambá, em Olinda, por falta de abastecimento de água

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney
REDES SOCIAIS

Musk rejeita ordem australiana para retirada de vídeo de ataque em Sydney

Newsletter