Samu contará com 18 novas viaturas no Carnaval

A entrega aconteceu durante uma vistoria no posto de saúde instalado na Praça Sérgio Loreto, no Bairro de São José, que também contou com uma ação de combate às arboviroses

Novas viaturas do Samu substituem outras antigasNovas viaturas do Samu substituem outras antigas - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Na véspera da abertura oficial do Carnaval do Recife, que acontece na noite desta sexta-feira (21), 18 novas viaturas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foram entregues pela Prefeitura do Recife. As novas viaturas, que repõem veículos antigos, já serão utilizadas na operação especial que será executada no período carnavalesco.

A entrega aconteceu durante uma vistoria no posto de saúde instalado na Praça Sérgio Loreto, no Bairro de São José, que também contou com uma ação de combate às arboviroses.

Entre as 18 novas viaturas do Samu, 15 são motocicletas, uma ambulância de suporte básico, um veículo adaptado para suporte a incidentes com múltiplas vítimas e um veículo de suporte mecânico. De acordo com a Prefeitura do Recife, a operação de carnaval será a maior já executada pelo Samu na cidade. Nos dias de festa, serão designadas 36 motos e 33 ambulâncias, dez a mais que em 2019.

Durante o Carnaval, o Samu contará com um posto avançado na avenida Alfredo Lisboa, montado por trás do palco do Marco Zero e, no sábado de Zé Pereira (22), cinco postos montados em pontos estratégicos devem suprir a demanda das 7h até o final do desfile do Galo da Madrugada. Além da atuação nos postos, profissionais do Samu devem realizar rondas ostensivas pela Cidade.

Leia também:
Profissionais do Samu recebem orientações sobre o coronavírus
Pernambuco vai distribuir, no Carnaval, 60 mil cartilhas de prevenção a viroses
Operação Carnaval Seguro divulga ações de prevenção e segurança para o Carnaval 2020

Segundo o Samu, mais de 1100 profissionais serão designados para a operação. Os postos de atendimento para o Galo serão instalados na praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na avenida Dantas Barreto, na rua do Sol e na rua Primeiro de Março. Além dos postos fixos, ambulâncias de suporte avançado e equipes de motossocorristas estarão de prontidão.

De acordo com o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, "o Samu consegue resolver cerca de 97% dos casos que entram em postos que semelhantes ao instado na Praça Sérgio Loreto".

Arboviroses
Agentes de saúde ambiental e do controle de endemias também atuaram no percurso do Galo da Madrugada. Os agentes fizeram a pulverização de um inseticida para o controle de população do Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Além do "fumacê", foram instaladas 330 armadilhas ao longo do percurso.

"O trabalho de combate às arboviroses é um trabalho cotidiano, que acontece durante o ano todo, mas se intensifica no período de Carnaval", afirmou o secretário de saúde.

Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio, as ações relativas à saúde devem garantir um Carnaval seguro aos foliões. "A prefeitura cumpre seu papel, colocando toda estrutura do Carnaval. Agora é a vez dos artistas e dos foliões fazerem essa grande festa. Tenho certeza que teremos, neste ano, o maior Carnaval da história", afirmou o Prefeito Geraldo Julio.

Veja também

62% veem pandemia fora de controle, e cresce intenção de se vacinar, aponta Datafolha
Pesquisa

62% veem pandemia fora de controle, e cresce intenção de se vacinar, aponta Datafolha

Alemanha vai adotar tratamento experimental usado por Trump
Coronavírus

Alemanha vai adotar tratamento experimental usado por Trump