Logo Folha de Pernambuco
CICLO JUNINO

São João 2025: Caminhada do Forró abre festejos juninos no Recife

Público lotou as ruas do Bairro do Recife para acompanhar o cortejo com 70 sanfoneiros e um trio elétrico ao som do tradicional forró pé de serra

Caminhada do Forró reúne multidão na abertura do São João 2025Caminhada do Forró reúne multidão na abertura do São João 2025 - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Abrindo os festejos do ciclo junino na capital, a Caminhada do Forró reuniu, na noite desta quinta-feira (12), uma multidão de apaixonados por São João.

Celebrando 20 anos de balancê volante, a concentração do festejo aconteceu na Rua da Moeda, onde centenas de pessoas se agruparam para acompanhar o trio elétrico do forró, que tocou ao lado de 70 sanfoneiros em direção à Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. 

A programação, que se intitula como “o maior arraial em linha reta”, foi embalada pelo trio Xinelo Rasgado e teve apresentações de Irah Caldeira, Larissa Lisboa, Juba, César Amaral, Pecinho e Josildo Sá.

De acordo com Terezinha do Acordeon, responsável pelos sanfoneiros desde a primeira edição, 100 músicos, entre eles 70 sanfoneiros, participaram do festejo neste ano. No grupo, artistas de todas as idades e estilos lideraram a caminhada e o arrasta pé ao som da sanfona. Nas fileiras da frente, Luna Albuquerque, de apenas sete anos, tocava com os olhos vidrados na mãe e o rosto espantado pela multidão.

“Ela toca desde os cinco anos e eu resolvi trazer ela aqui pela primeira vez porque é algo que ela gosta muito”, contou a mãe, Priscilla Albuquerque. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Também era a primeira vez de Rafaela Carla, de 35 anos, que trouxe os pais para o cortejo, ela comentou sobre a emoção de tocar ao lado da família. “É muito bonito poder se reunir em família ao lado de tanta gente talentosa para celebrar a cultura popular dos sanfoneiros”, destacou.

Segundo Natália Reis, produtora da caminhada, o objetivo central do projeto é fortalecer a cultura do São João e destacar a força do forró pé de serra. “Esse ritmo enche as ruas com uma multidão de pessoas que acreditam e gostam da nossa cultura. A caminhada veio para mostrar que essa cultura é forte e cheia de vida”, ressaltou.

Nem a chuva impediu o grupo de chegar na praça no final da noite, onde o público aproveitou apresentações no palco central que estava montado no local. Quem ficou até o fim curtiu sucessos de Chico César e várias gerações de artistas, como Karol Maciel, Cezzinha, Felipe Costa, Beto Hortiz, além de Toninho do Acordeon e Ângelo Gabriel. 

Na voz, se revezaram outros grandes nomes, como Silvério Pessoa, Nádia Maia, Cristina Amaral, Rogério Rangel, As Januárias, Laís Sena, Roberto Cruz, Sarah Leandro, André Macambira, Liv Moraes e Almério.

Veja também

Newsletter