São João de Caruaru pode ter festa online

A festa junina está prevista para acontecer em junho e com o viés filantrópico

São João de CaruaruSão João de Caruaru - Foto: Janaína Pepeu/Divulgação

O tradicional São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deverá acontecer de forma virtual em 2020. A ideia, comunicada pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), é que o evento valorize a cultura local e tenha como mote a solidariedade. O motivo é a impossibilidade de realizar eventos com aglomerações devido à pandemia do novo coronavírus.

Com programação ainda não divulgada, a gestora alertou que os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), proibem a contratação de artistas para eventos durante a pandemia, e que se o novo formato do “Maior São João do Mundo” for viabilizado, será por meio de patrocínio. "Não é possível e não é viável fazer uma festa da forma tradicional".
Diante disso, está sendo pensada a possibilidade de fazer um evento que valorize os artistas locais, como forma de ajudar a categoria, bastante atingida pela crise.

QUEM VAI
Na Capital do Forró, a festa é realizada durante todo o mês de junho. O principal polo de forró, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, recebe atrações nacionais e locais no período noturno. Antes da pandemia, a prefeitura havia anunciado algumas atrações para este ano, como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Léo Santana, Alok, Xand Avião, Elba Ramalho, e Zé Neto e Cristiano. Ainda não se sabe se algum deles participará do evento online.

Leia também:
Petrolina e Campina Grande adiam festa de São João
Campanha mobiliza amigos e fãs para ajudar Miró da Muribeca

"Eu gostaria de chegar e dizer que já temos uma solução pronta, mas não temos. Esse é um momento muito novo, a gente não conseguiu ainda consolidar um modelo com os patrocinadores. Estamos estudando a realização de uma festa não presencial que tenha como pano de fundo a solidariedade e ajuda aos mais atingidos pela crise do coronavírus", destacou a prefeita. Segundo ela, há patrocínio garantido desde o ano passado. A prefeita também falou da possibilidade de criar um segmento específico para a comercialização da comida típica junina, através da plataforma Delivery Caruaru, permitindo que a economia junina seja movimentada de alguma forma.

Veja também

Vaticano julga cardeal por escândalo financeiro
Religião

Vaticano julga cardeal por escândalo financeiro

País regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário
Educação

País regrediu 20 anos na educação com pandemia, diz secretário