Saúde alerta, em palestras, sobre a tuberculose

No sábado (24) e quarta-feira (28), as palestras conscientizarão sobre a doença no Recife e Cabo de Santo Agostinho

Ação contra a tuberculoseAção contra a tuberculose - Foto: Divulgação/SES

Neste sábado (24), Dia Mundial de Combate à Tuberculose, começa uma série de ações de conscientização sobre a doença na Região Metropolitana do Recife (RMR). Nesse dia, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) promove, às 10h, palestra sobre a doença na Igreja da Harmonia, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

Na quarta-feira (28), das 8h às 12h, no Cabo de Santo Agostinho,  na RMR, o Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose oferece ao público palestras educativas e exames para detecção da doença, além de teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais. A ação será na Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos.

Leia também:
Bactérias de tuberculose resistentes a antibióticos desafiam combate à doença
Brasil tem 34% dos casos de coinfecção de tuberculose e HIV do mundo

Com o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “Líderes para um mundo livre de tuberculose. Você pode ser um deles”, a campanha deste ano pede atenção à doença que, apesar de ter tratamento gratuito, ainda tira a vida de muitas pessoas. No ano passado, Pernambuco registrou 4.650 casos de tuberculose e 396 óbitos. Um número superior ao de 2016, que teve 4.619 registros e a mesma quantidade de óbitos, de acordo com a SES.

Para a detecção da doença, o Estado oferece desde fevereiro o teste rápido molecular para detecção de tuberculose no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife. Outras 11 máquinas ofertam esse teste no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru, além do Hospital Otávio de Freitas (HOF), Cotel e laboratório da II Gerência Estadual de Saúde (Geres), com sede em Limoeiro.

Veja também

Faculdade nega vínculo descrito por Boulos ao explicar sua renda
Eleições SP

Faculdade nega vínculo descrito por Boulos ao explicar sua renda

Centro de Testagem no Centro de Convenções segue com movimento intenso
Covid-19

Centro de Testagem no Centro de Convenções segue com movimento intenso