SAÚDE

Saúde pública: UPAE em Carpina agora oferece atendimentos em ginecologia e exames de endoscopia

O atendimento ginecológico é voltado às pacientes a partir dos 15 anos e busca ampliar os cuidados com a saúde das mulheres residentes na Mata Norte

Por mês, a UPAE Carpina oferta mais de 4,5 mil consultasPor mês, a UPAE Carpina oferta mais de 4,5 mil consultas - Foto: Divulgação

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Doutor Antônio Cavalcante Andrade (UPAE), em Carpina, na Zona da Mata Norte, agora oferece também consultas de ginecologia e exames de endoscopia. Os novos atendimentos ampliam a oferta de especialidades na unidade que atende moradores de 20 municípios da região e conta com mais de 15 especialidades médicas, além de exames essenciais para a detecção de doenças e complementação da assistência.

O atendimento ginecológico é voltado às pacientes a partir dos 15 anos e busca ampliar os cuidados com a saúde das mulheres residentes na Mata Norte. A marcação das consultas é realizada por meio da Central de Regulação do município de residência das usuárias, após um atendimento prévio em algum serviço de saúde municipal.  

Por mês, a UPAE Carpina oferta mais de 4,5 mil consultas.

Ao todo, beneficiando benefia cerca de 590 mil pessoas das cidades de Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.

“As vagas são distribuídas conforme a demanda de pacientes. A interiorização desses atendimentos especializados permite que os pacientes evitem longos deslocamentos até a capital. Aqui mesmo ele já realiza a consulta e os exames e, e se identificarmos a necessidade de outros profissionais, o paciente já pode ser encaminhado para o atendimento aqui na própria UPAE Carpina. São vários exames que a gente dispõe, como ultrassom, holter, mapa, entre outros, próximo ao domicílio do paciente. Ele acaba realizando o circuito completo aqui na unidade, recebe atendimento médico, realiza os exames, recebe os pareceres e volta à assistência primária com seu plano de cuidado completamente feito”, detalha o coordenador médico da UPAE Carpina, Jullian Muniz.  

Para ter acesso ao exame de endoscopia, que complementa a linha de cuidado da área de gastroenterologia, o paciente precisa ter se consultado com algum especialista na unidade, que fará a solicitação. A marcação é feita pela própria equipe da unidade.

 

Veja também

Lembra quando Bolsonaro era o fascista?', questiona filho de John Lennon, Sean Ono
Política

Lembra quando Bolsonaro era o fascista?', questiona filho de John Lennon, Sean Ono

Estudo indica que bonobos são mais agressivos do que se pensava
Bonobos

Estudo indica que bonobos são mais agressivos do que se pensava

Newsletter