RECIFE

Decretada a prisão de major e de agente penitenciário envolvidos em tiroteio em Boa Viagem

Polícia Militar foi acionada após tiroteio em bar localizado em Boa ViagemPolícia Militar foi acionada após tiroteio em bar localizado em Boa Viagem - Foto: Divulgação/PM

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) informou que instaurou um inquérito para investigar o tiroteio envolvendo o major da Polícia Militar (PM) Dinamérico Barbosa da Silva Filho e o agente penitenciário do Estado Ricardo de Queiroz Costa, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na noite deste sábado (5). Após uma discussão entre os servidores de segurança, houve troca de tiros, matando duas pessoas e ferindo outras cinco em um bar localizado na rua Professor José Brandão. Em nota, a secretaria afirmou que os dois foram presos em flagrante por homicídio e tentativa de homicídio.

De acordo com o comunicado, o inquérito está sendo conduzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “Os dois suspeitos de participarem da troca de tiros foram localizados e presos, em flagrante, e responderão pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Estão sob custódia Polícia Militar e, tão logo tenham condições de saúde, prestarão depoimento à Polícia Civil.”, diz a comunicação. 

Segundo a SDS, a investigação está colhendo outros elementos, a respeito de testemunhas, imagens e perícias do crime. Logo após o crime, os dois suspeitos foram presos em flagrante, onde responderão por crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Por serem, também, servidores públicos de segurança, outros processos administrativos ocorrerão. “Os envolvidos responderão a Processo Administrativo Disciplinar, conduzido pela Corregedoria Geral da SDS. As corporações às quais eles pertencem, a Polícia Militar e a Secretaria Executiva de Ressocialização, também instauraram sindicância para apurar possíveis infrações administrativas.”.

Entenda o caso

Policiais do 19 batalhão, responsável pelo bairro, foram acionados para apurar o crime no local. Segundo a PM-PE, houve uma briga entre o major e o agente penitenciário em um bar da rua Professor José Brandão, em Boa Viagem, onde efetuaram disparos. Houve sete vítimas no total, sendo um morto no local e outro que entrou em óbito após dar entrada em uma unidade hospitalar do Recife. Ficaram outros cinco feridos, incluindo o agente e o major. O servidor penitenciário está na UTI e o PM em observação.

“Tão logo ocorreu o fato, policiais do 19º Batalhão, responsável pelo território, chegaram ao local e iniciaram os procedimentos de isolamento da área e apreensão de armas, assim como a realização do socorro às vítimas. O Instituto de Criminalística realizou perícias de local de crime e a Polícia Civil iniciou as diligências.”, explica a PM.

Lamento

No comunicado, a segurança pública de Pernambuco lamentou a morte, enfatizando que a missão dos órgãos é proteger a sociedade.

Confira:

A Segurança Pública, assim como os demais órgãos que integram o Pacto pela Vida, lamentam profundamente que servidores públicos, cuja missão é proteger a sociedade, possam estar envolvidos em um fato tão trágico para as vítimas fatais, feridos e demais presentes no momento da ocorrência. Não apenas nos solidarizamos com os familiares, amigos e entes queridos, como reiteramos o empenho e a seriedade das Forças de Segurança, atuando de forma integrada, na investigação dos fatos e responsabilização dos envolvidos, tanto no âmbito criminal como no administrativo disciplinar.

Veja também

Partidos formalizam adesão a candidatura unitária contra Maduro na Venezuela
Venezuela

Partidos formalizam adesão a candidatura unitária contra Maduro na Venezuela

Hezbollah anuncia lançamento de foguetes contra Israel
Hezbollah

Hezbollah anuncia lançamento de foguetes contra Israel

Newsletter