Notícias

'Se mal utilizada, máscara vira instrumento de contaminação', diz gestor de Saúde do Recife

Jailson Correia diz que, no momento, não há indicação para o uso obrigatório de máscaras pela população na Cidade

Máscaras caseiras podem combater coronavírusMáscaras caseiras podem combater coronavírus - Foto: André Rodrigues (FramePhoto/Folhapress)

Algumas cidades do Brasil, como Curitiba, Mato Grosso e São Paulo, passaram a exigir de forma obrigatória o uso da máscara pelos cidadãos em seus deslocamentos. Essa medida, por enquanto, não está no radar dos gestores do Recife e de Pernambuco.

Nesta quinta-feira (16), inclusive, tanto o secretário de Saúde do Estado, André Longo, quanto o da Capital, Jailson Correia alertaram que o uso da máscara deve ser feito com muita atenção, uma vez que, se mal utilizado, o acessório pode ser um veículo de contaminação ao invés de proteção.

Isso acontece porque o manuseio da máscara exige cuidados. Não se deve, por exemplo, ficar arrumando a máscara no rosto a todo momento, principalmente tocando a parte frontal dela. Se máscara atua como uma barreira de proteção contra o vírus, logo, é na parte frontal dela que ficam depositados os resíduos aos quais não se deseja ter contato.

A colocação e a retirada do equipamento deve acontecer através dos elásticos laterais e o descarte ou a lavagem, no caso das máscaras reutilizáveis, devem estar de acordo com as normas sanitárias.

Leia também:
Enfermeiros já racionam máscaras em meio à pandemia no Ceará
Mato Grosso endurece regras sobre máscaras e prevê multa por descumprimento
Brasil tem 2.105 novos casos confirmados e 188 mortes por Covid-19
PE tem 49 profissionais da Saúde internados e 33 curados da Covid-19

"Se não houver o uso adequado, essas máscaras podem ser instrumento de contaminação. Não me parece cabível, neste momento, recomendação de obrigatoriedade de máscaras. Não me parece ter evidência para isso, mas estamos estudando o tempo inteiro o que diz a literatura científica, os órgãos internacionais e, com toda humildade, vamos reconhecer se houver algum novo direcionamento nesse sentido. Entretanto, é importante lembrar sempre que, se o uso da máscara desviar do uso do álcool gel, da necessidade de lavagem das mãos e da etiqueta respiratória, não estará ajudando”, explicou Jailson Correia.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, alertou ainda que a população não deve abrir uma concorrência na busca pelas melhores máscaras do mercado, as do tipo N95, pois isso poderia reduzir a oferta do equipamento para os profissionais da saúde que estão em maior exposição ao vírus.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'
Estados Unidos

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU
Repressão a uigures

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU