Secretaria de Cultura entrega troféus aos ganhadores de concurso carnavalesco

Ao todo, 85 agremiações receberam a honraria, que tem como objetivo valorizar e incentivar as expressões artísticas e tradições momescas mais antigas da cidade

Entrega dos troféusEntrega dos troféus - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A Secretaria de Cultura do Recife promoveu neste domingo, no Teatro Barreto Junior, no Pina, a entrega dos troféus às campeãs do Concurso de Agremiações Carnavalescas 2018. Ao todo, 85 agremiações de maracatu, ursos, clubes, bois, blocos e troças receberam a honraria, entregue pelas mãos da secretária de cultura do Recife, Lêda Alves, o secretário executivo da pasta, Eduardo Vasconcelos, e do coordenador do concurso, Albemar Araújo.

O momento teve início com a apresentação do maracatu rural Leão Formoso, de Tracunhaém, 1° colocado na categoria baque solto do grupo 1, que cantou e tocou em agradecimento à Secretaria de Cultura e seus representantes no evento, Lêda Alves e Eduardo Vasconcelos.

Leia também:
Ministério da Cultura lança Manual de Exportação de Bens Culturais
Recife comemora 481 anos com programação cultural

Sem esconder a satisfação de participar de mais uma edição de premiação, que tem como objetivo valorizar e incentivar as expressões artísticas e tradições momescas mais antigas da cidade, Lêda Alves agradeceu aos participantes e destacou que “só ganha quem compete”. Duyrante o momento, aproveitou para adiantar que já começou os trâmites para tornar o próximo edital do concurso mais simples para que mais agremiações tenham acesso ao seu conteúdo. “O nosso grande objetivo é ajudar os carnavalescos a se tornarem cidadãos atuantes, por isso, buscamos produzir um texto mais direto e objetivo para que mais gente possa ter acesso a essa bela competição que o concurso estimula”, enfatiza a secretária de cultura.

Ainda sobre o edital do próximo concurso, o secretário executivo completou dizendo que “a pedido do Prefeito Geraldo Júlio e da primeira dama Cristina Melo, reafirmamos o nosso compromisso com as agremiações ao se propor a lançar um edital com mais simplicidade, adequado à realidade dos nossos carnavalescos”, esclareceu Vasconcelos. Ele finalizou a cerimônia de entrega agradecendo a participação de todos nesse Carnaval, “o maior da história do Recife e só possível porque vocês foram protagonistas no sucesso dessa grande festa”.

Veja também

Gravidez com amparo e consciência é o desafio para algumas mulheres
Zoom

Gravidez com amparo e consciência é o desafio para algumas mulheres

Nordeste pode ter segunda onda de Covid-19 nos próximos meses, alerta comitê
Coronavírus

Nordeste pode ter segunda onda de Covid-19 nos próximos meses, alerta comitê