Ataque

Sede da ONU em NY é isolada devido a homem armado do lado de fora

Até o momento, não se sabe quais eram as reivindicações ou os motivos do homem para cometer esse ato

Prédio da ONU no East Side de Manhattan, na cidade de Nova YorkPrédio da ONU no East Side de Manhattan, na cidade de Nova York - Foto: Daniel Slim / AFP

Um homem armado com uma escopeta que, durante pelo menos duas horas, permaneceu, nesta quinta-feira (2), na área externa da sede das Nações Unidas, em Nova York, foi detido, anunciou a polícia.

"O indivíduo está agora detido e não há ameaça para o público", disse a Polícia de Nova York em um tweet.

"Todas as portas para pedestres e veículos do complexo da sede da ONU estão abertas e operam com normalidade", declarou, por sua vez, o serviço de segurança da organização.

Segundo imagens difundidas pelas redes sociais, gravadas por pessoas que estavam em edifícios próximos, um homem de cabelos brancos e vestido com uma jaqueta vermelha apontava a escopeta contra o próprio pescoço.

O homem se posicionou na grade que protege o complexo, ao lado da marquise de um ponto de ônibus, e caminhava nervosamente pela calçada, empunhando sua arma.

Diversas viaturas da polícia cercaram a região, fechando o trânsito para pedestres e veículos no trecho da 1ª Avenida que margeia o complexo ONU e a rua 42.

"Continuem evitando a área", aconselhou a polícia, alertando para a possibilidade de ocorrer engarrafamentos.

"A área está isolada pela polícia e o pessoal da ONU não corre perigo", havia informado o serviço de segurança da ONU.

Uma das entradas do complexo da ONU, situada na rua 46, longe de onde estava o homem, foi aberta pouco depois do primeiro alarme.

Antes disso, um encarregado - que pediu anonimato - havia informado que "um homem com um fuzil ameaça se matar" em uma das entradas do edifício. 

Até o momento, não se sabe quais eram as reivindicações ou os motivos do homem para cometer esse ato. Segundo alguns veículos de comunicação norte-americanos, ele poderia sofrer de transtornos mentais.

O fechamento da sede da ONU não gerou nenhuma perturbação no interior do edifício, onde o Conselho de Segurança deu continuidade a uma reunião sobre o Iraque.

Veja também

SBI pede anulação de portaria do Ministério da Saúde sobre tratamento ineficaz contra Covid-19Saúde

SBI pede anulação de portaria do Ministério da Saúde sobre tratamento ineficaz contra Covid-19

Autoridades russas e ucranianas se reunirão na quarta-feira em ParisQuestão ucraniana

Autoridades russas e ucranianas se reunirão na quarta-feira em Paris