Saúde

Sedentarismo e sobrepeso podem causar hérnia de disco

Causada pelo rompimento dos discos intervertebrais, a condição pode gerar intensas dores nas costas

ObesidadeObesidade - Foto: Canva

Antes da Covid-19, a hérnia de disco era o principal motivo de recebimento do auxílio-doença no Brasil, pago àqueles que precisam se afastar temporariamente do trabalho por complicações de saúde.

Causada pelo rompimento dos discos intervertebrais, a condição pode gerar intensas dores nas costas e está relacionada a fatores do estilo de vida, como sedentarismo, sobrepeso e tabagismo.

"O disco é um amortecedor de cartilagem que está entre cada vértebra. Como é um osso próximo do outro, o disco é como se fosse uma almofadinha circular", explica Osmar Jose Santos de Moraes, neurocirurgião do Hospital Santa Catarina.


Segundo o médico, há duas estruturas que formam o disco: uma membrana externa endurecida e um núcleo interno gelatinoso. Quando, por alguma razão, há um excesso de carga ou degeneração, a membrana rompe e o líquido sai, o que caracteriza a hérnia de disco.

O rompimento pressiona nervos vizinhos, gerando dores nas costas, um dos principais sintomas. "A dor nas costas tem um pouco mais de trinta causas. É um sintoma muito frequente, mas, quando a dor nas costas irradia para uma das pernas, em geral, está relacionada a uma hérnia", diz o neurocirurgião.

Além disso, pode haver formigamentos ou fraqueza das pernas e dos pés. "Outro sinal de alerta é estar dormindo e acordar com dor nas costas", complementa Moraes.

Em média, pessoas com idade entre 25 e 50 anos são acometidas com maior frequência. Dentre as causas do quadro, estão fatores de risco relacionados ao estilo de vida.

"Dois terços da sustentação da coluna vertebral é feita pela musculatura. O indivíduo sedentário, obeso, que não faz atividade física, tem mais tendência de degeneração dos discos", esclarece o médico do Hospital Santa Catarina.

O tabagismo é outro ponto de atenção. Em indivíduos fumantes, a cicatrização da hérnia de disco é cinco vezes pior, afirma Moraes, porque há mais problemas na circulação sanguínea daqueles que fumam.

"A maioria desses fatores agem ao longo de muitos anos, forçando até romper o disco, como tipos de trabalho que demandam esforço físico e posições que sobrecarregam a coluna, além de traumas e questões de ergonomia no trabalho", complementa Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein.

Também há uma predisposição genética envolvida nas causas, que pode fazer com que a membrana externa do disco seja menos resistente, diz o médico.

Por esse motivo, hábitos no dia a dia são essenciais para reduzir os fatores que predispõem a hérnia de disco. Não fumar, escolher cadeiras adequadas para o trabalho, manter uma boa postura e não carregar excesso de peso são recomendações médicas.

Os especialistas ainda reforçam que, ao agachar, é importante dobrar os joelhos e levar o quadril próximo ao chão. Assim, é possível diminuir a sobrecarga da coluna e levantar peso sem maiores prejuízos.

"Manter a saúde da coluna inclui atividade física. Uma atividade para qual você tenha tempo, consiga incluir na rotina e goste. Fazendo exercício é mais fácil manter seu peso e fortalecer o disco", defende Miller.

90% DOS CASOS NÃO PRECISAM DE CIRURGIA
A hérnia de disco é uma doença muito benigna, explica o neurocirurgião do Hospital Santa Catarina, Osmar Jose Santos de Moraes. "Não é comum termos uma hérnia que precisa operar. Mais de 90% dos casos evoluem bem com tratamento conservador", relata.

O tratamento conservador consiste no uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, combinados à perda de peso, reeducação postural através da fisioterapia e repouso relativo.
O repouso relativo é adotado no início do tratamento e é um período em que o paciente deve parar de fazer atividades físicas para não piorar o quadro, esclarece o ortopedista Luciano Miller. O repouso absoluto e prolongado não faz parte das recomendações.

"A cirurgia é indicada para pacientes que têm perda de força progressiva ou dor que não melhora com tratamento conservador", diz Miller. Atualmente, segundo o médico, as cirurgias evoluíram bastante e são cada vez menos agressivas e invasivas.

A acupuntura por si só não funciona como tratamento, mas, de acordo com os médicos, é uma modalidade que pode ser somada ao resultado do uso de medicamentos e fisioterapia. Os especialistas também reforçam a importância de buscar um médico para confirmar o diagnóstico e realizar o tratamento adequado.

"Infelizmente, há muita coisa que não funciona. Acupuntura funciona, terapia manual também, mas tem alguns tratamentos que não têm comprovação. Por isso, é ideal procurar tratamentos que sejam homologados e que funcionem", complementa Moraes.

Saiba mais | hérnia de disco

O disco é uma estrutura cartilaginosa que funciona como um amortecedor e fica entre as vértebras.

É formado por duas partes, uma membrana externa (anel fibroso) e um núcleo gelatinoso (núcleo pulposo).

Quando há excesso de carga ou degeneração, há um rompimento da camada externa e o núcleo sai da estrutura. À isso, se dá o nome de hérnia de disco.

Acomete com mais frequência pessoas entre 25 e 50 anos

Sintomas:

- Dores nas costas recorrentes

- Dores que começam nas costas e irradiam para as pernas

- Formigamento ou fraqueza nas pernas ou pés

Fatores de risco:

- Predisposição genética

- Sedentarismo

- Sobrepeso ou obesidade

- Tabagismo

- Tipo de trabalho com esforço físico e sobrecarga da coluna

- Postura inadequada no trabalho ou em casa

- Trauma

Como é o tratamento:

Em 90% dos casos, o tratamento conservador dá bons resultados. Ele é feito com:

- Repouso relativo (período sem atividade física)

- Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares

- Fisioterapia

Se esse tratamento não for suficiente, é recomendado fazer cirurgia

Hábitos importantes de prevenção:

- Praticar atividades físicas regularmente e com acompanhamento profissional

- Fortalecer a musculatura e alongar o corpo

- Não fumar

- Ter maior atenção à postura

- Utilizar cadeiras ergonômicas para trabalhar

- Ao abaixar para pegar peso, dobrar os joelhos e o quadril, mantendo a coluna reta

- Evitar carregar peso em excesso

Fontes: Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein; Osmar José Santos de Moraes, neurocirurgião do Hospital Santa Catarina; Ministério da Saúde.

Veja também

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Médicos de Gaza salvam bebê por meio de cesárea

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda
estudo

Nome começa com letras depois do P? Essa pode ser a explicação para notas mais baixas; entenda

Newsletter