Notícias

Segue retirada de óleo vazado da Refinaria Abreu e Lima

Equipe técnica da CPRH voltou, nesta quarta-feira (28), ao local do vazamento para dar continuidade ao trabalho de avaliação dos danos causados

Óleo escapou da contenção após vazamento e chegou a mangue próximo à refinariaÓleo escapou da contenção após vazamento e chegou a mangue próximo à refinaria - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Um dia depois do início da remoção de 5 mil litros de óleo que vazaram da caixa separadora da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, uma equipe técnica da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) voltou, nesta quarta-feira (28), ao local do vazamento para dar continuidade ao trabalho de avaliação dos danos causados. Os agentes irão percorrer outras áreas da refinaria para completar a vistoria.

O líquido vazado chegou a uma área de mangue que passa embaixo da rodovia PE-60. Em nota, a Petrobras informou que avançou no trabalho e que o produto vazado continua contido na área interna. A limpeza está sendo executada com barreiras de contenção preventiva e caminhões a vácuo para recolhimento do óleo. A refinaria continua operando normalmente.

Leia também:
Técnicos da Petrobras removem óleo que vazou da Refinaria Abreu e Lima
Material está confinado, diz CPRH sobre vazamento de óleo da Refinaria Abreu e Lima

Peritos criminais federais foram ao local nessa terça-feira (27) para realizar laudo que deverá apontar quais foram as causas do vazamento e a extensão do possível dano ambiental. O resultado deve sair em até 30 dias, e um inquérito pode ser instaurado para atribuir as devidas responsabilidades aos envolvidos. A Promotoria de Ipojuca deverá acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Segundo a Petrobras, após a conclusão da remoção serão realizados os trabalhos de diagnósticos ambientais para identificar a necessidade de eventuais ações complementares. Também será construído um reservatório para drenagem de águas pluviais da refinaria, que impede que eventuais resíduos extrapolem o limite da unidade.

Veja também

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal
Visa

Visa amplia lucro para US$ 4,7 bilhões no 2º trimestre fiscal

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios
Segurança pública

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza ações de segurança integrada com os municípios

Newsletter