Segunda etapa do novo plano de circulação da Ilha do Retiro começa este sábado sem binário

Apesar de anunciado, a CTTU recuou em transformar em mão única um trecho da avenida Beira Rio

Túnel Chico ScienceTúnel Chico Science - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Entra em vigor neste sábado (20) a segunda etapa do novo plano de circulação na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife. O túnel Chico Science passa a ter, em definitivo, mão única com sentido ao Derby. O giro à direita na descida da rua Paissandu, após passar por cima do túnel, será cancelado. E um trecho da rua Benedito Monteiro passa a ser mão dupla. Nessa sexta a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) anunciou que parte das medidas previstas para essa fase do projeto foram revogadas.

A autarquia optou por não transformar a avenida Beira Rio, no trecho entre o Fórum do Recife e o túnel Chico Science, em mão única. O anunciado binário da avenida com a rua Prefeito Lima de Castro não sairá do papel. "Observamos que, nesse primeiro momento, não tinha a necessidade de deixar a Beira Rio como mão única. Iria acabar prejudicando a acessibilidade de quem mora por lá", explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. "O binário não está totalmente descartado. Pode ser implantado em caso de necessidade mais adiante", ponderou.

Leia também:
Primeira etapa do novo plano de circulação da lha do Retiro entra em vigor
Bairro da Ilha do Retiro ganha novo esquema de mobilidade
Planos de mobilidade no foco para 2018


Quem vem pela rua Paissandu e quiser entrar na rua Benfica agora tem que fazer um giro de quadra, seguindo até as ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro, acessar a avenida Sport Clube do Recife e entrar no túnel Chico Science para, assim, poder seguir na Benfica. "Se mantivéssemos o giro, haveria a necessidade de implantar mais um semáforo", disse Taciana.

Por fim, o túnel Chico Science já está com sentido único desde essa quinta (18). Foi através dessa antecipação que o órgão observou que o binário da Beira Rio era desnecessário por ora. Com a conclusão de todas as adaptações necessárias, como implante de sinalização nos locais, a segunda etapa entra oficialmente em vigor.

Receio

A reportagem da Folha de Pernambuco esteve na rua Benfica terça, quando entrou em vigência a primeira etapa do novo plano. Nas ruas, a aprovação de quem foi entrevistado era praticamente unânime, mas ponderando: "Como será quando voltarem as aulas?". Questionada, Taciana da CTTU defendeu que é importante alterações desse porte serem feitas antes do fim das férias justamente para avaliar o impacto. "A gente consegue fazer essas mudanças sem grande impacto no período de férias. E aí, fazemos os ajustes necessários, inclusive considerando o incremento na frota com a volta às aulas", explicou.

Veja também

Homem é espancado por grupo de pessoas em confusão por som alto no Janga, em Paulista
Violência

Homem é espancado por grupo de pessoas em confusão por som alto no Janga, em Paulista

Letalidade menor da Covid-19 eleva dúvidas sobre confinamentos, diz epidemiologista
Entrevista

Letalidade menor da Covid-19 eleva dúvidas sobre confinamentos, diz epidemiologista