Segunda semana de quarentena começa com fiscalização maior e mais carros na rua

Desde o último sábado (23), o governador Paulo Câmara (PSB) ampliou de 43 para 50 os postos de fiscalização

Operação Quarentena fiscaliza os carros no rodízioOperação Quarentena fiscaliza os carros no rodízio - Foto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

No primeiro dia útil da segunda semana do isolamento mais rígido na capital pernambucana, o Centro do Recife registrou pouca movimentação de pedestres nas ruas. Apesar das chuvas e do rodízio de carros, o fluxo de veículos é um pouco mais intenso, principalmente nas avenidas Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista.

Em blitze montadas na avenida Agamenon Magalhães e no Cabanga, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Polícia Militar abordavam alguns veículos. Por ser dia ímpar, podem circular para realização de serviços essenciais carros cujas placas terminem em 1, 3, 5, 7 e 9 e devem estar ocupados por, no máximo, três pessoas. Desde o último sábado (23), o governador Paulo Câmara (PSB) ampliou de 43 para 50 os postos de fiscalização.

Leia também:
Câmara do Recife vota requerimento para antecipar feriados municipais
Recife registra melhor isolamento social entre capitais

No bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, muita circulação de pessoas pelas ruas, principalmente em filas de lotéricas e nos arredores dos mercados. Algumas, inclusive, descumprindo a distância de 1,5m entre uma e outra e até mesmo sem máscara. Na feira, o fluxo estava fraco, mas o uso de máscara era obrigatório e quem entrava recebia um jato de álcool em gel nas mãos para higienização.

Ainda na zona norte, no bairro de Água Fria, fluxo moderado de pessoas, que circulavam em torno do comércio essencial, sem foco de aglomerações. No Mercado do bairro, apenas os vendedores e alguns poucos clientes. A fila da lotérica estava mais longa por conta do distanciamento entre os clientes, que também usavam máscara. Algumas lojas da localidade não permitiam a entrada de clientes, realizando o atendimento diretamente da porta.

Durante todo o trajeto percorrido pela equipe de reportagem da Folha de Pernambuco, agentes da CTTU realizavam a fiscalização. Tanto nos pontos com maior circulação como nos pontos mais desertos da cidade.

Já na zona Sul do Recife, a Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, tinha muitos carros circulando. No entanto, quase não se via pessoas a pé nas calçadas. A Orla de Boa Viagem, que segue fechada, estava vazia, assim como o calçadão. Pela Avenida Boa Viagem, poucos carros e fiscalização a postos. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano
EUA

Janet Yellen é confirmada como primeira secretária do Tesouro americano

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia
EUA

Biden prevê atrasos nas negociações de ajuda financeira para a pandemia