Segundo domingo da quarentena tem baixa movimentação no Recife

Reportagem da Folha de Pernambuco verificou uma queda na circulação após percorrer ruas do Centro, Zona Sul e Zona Norte da Cidade

Movimentação no TI Joana Bezerra, no RecifeMovimentação no TI Joana Bezerra, no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O segundo domingo (24) de quarentena rígida foi de baixa movimentação no Recife. Com o início do dia marcado por chuvas, céu nublado e vias alagadas, houve uma circulação tranquila de carros e pessoas nos pontos visitados pela equipe de reportagem da Folha de Pernambuco. Para garantir o funcionamento do rodízio - proposto pelo Governo do Estado para a capital, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe -, equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Detran e Polícia Militar faziam a fiscalização nos principais pontos da cidade.

Para aumentar a efetividade dos pontos de bloqueio, o Governador Paulo Câmara (PSB) ampliou, ontem, em reunião, para 50 os postos de fiscalização. A nossa visita começou por um deles, no Viaduto Capitão Temudo, bairro de Joana Bezerra, na área central da cidade. Agentes da CTTU e policiais militares orientavam os motoristas que seguiam no sentido ao bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Uma fileira de carros se formava à direita e boa parte dos veículos com placas ímpares eram orientados a retornarem para casa.


Leia também:
Fiscalização da quarentena na RMR será aumentada
Isolamento social cresce 10% na primeira semana de quarentena mais rígida


Já no Terminal Integrado de Joana Bezerra, localizado a poucos metros dali, havia menos passageiros aglomerados em filas, respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde. Policiais militares faziam a segurança do local e os ônibus chegavam e saíam na frequência necessária para evitar lotações. Na última semana, o Grande Recife Consórcio de Transporte prometeu aumentar a frota de veículos para diminuir a lotação nos coletivos da Região Metropolitana do Recife, além de retirar a meia entrada para os usuários do VEM comum aos domingos.

Embora pessoas desrespeitassem o distanciamento social na feira e no mercado de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, o bairro tinha menos circulação de transeuntes que nos finais de semana anteriores. Ele ocupa a quinta posição entre as localidades com mais casos da Covid-19, com 171 confirmações, de acordo como boletim da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). Já na comunidade do Coque, no Centro, moradores se aglomeravam em frentes às casas e enfrentavam os alagamentos das chuvas da madrugada e da manhã do domingo.


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

 

Veja também

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI
IMUNIZANTE

Fiocruz entrega 2,2 milhões de doses de vacinas ao PNI

Biden afirma que novas restrições serão impostas nos EUA em função da Covid-19
VARIANTE DELTA

Biden afirma que novas restrições serão impostas nos EUA em função da Covid-19