Notícias

Segundo navio fica retido em Suape após confirmação de Covid-19 em tripulante

A embarcação ficará em quarentena por 14 dias e paciente segue em isolamento

Segundo navio em quarentena no Porto de SuapeSegundo navio em quarentena no Porto de Suape - Foto: Divulgação/Suape

Mais um navio de bandeira brasileira está em quarentena no Porto de Suape devido a um tripulante que testou positivo para Covid-19. O conteineiro chegou ao terminal marítimo no fim da manhã do último sábado (23) para descarregar 199 contêineres vindos do Porto de Manaus, no estado do Amazonas, sua última parada, e embarcar outros 152.

A embarcação ficará em quarentena por 14 dias no Cais 1 d de Suape, local definido para atracação em casos de coronavírus, sem prejudicar a operação portuária. Esta é a terceira embarcação retida em Pernambuco, desde o início da pandemia. A primeira foi o cruzeiro Silver Shadow, que ficou 14 dias no Porto do Recife, a segunda foi um navio que ficou também em Suape.

Leia também:
Pernambuco bate recorde de pacientes recuperados, neste domingo
Segundo domingo da quarentena tem baixa movimentação no Recife


De acordo com a assessoria de imprensa de Suape, o homem de 42 anos que testou positivo para Covid-19 está isolado em sua cabine no navio desde o dia 16 de maio, quando apresentou quadro de tosse, mas sem febre ou outro sintoma relacionado à Covid-19. No mesmo dia, a equipe médica de bordo fez um teste rápido, cujo resultado foi negativo. Contudo, o tripulante foi mantido em isolamento e, mesmo com a remissão do único sintoma apresentado (tosse), o teste foi repetido anteontem e o resultado desta vez deu positivo.

Ainda segundo nota da assessoria de imprensa, o homem segue em isolamento, estável, assintomático e será monitorado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma equipe da Anvisa concluiu a inspeção sanitária no navio e verificou que os demais tripulantes não estão com sinais da doença. Assim como no primeiro caso, não houve embarque ou desembarque de tripulação, nem contato com os trabalhadores portuários locais. O conteineiro, com 21 tripulantes, só poderá operar após terminar o período da quarenta se nenhuma outra pessoa apresentar suspeita da doença.

A outra embarcação de bandeira brasileira que estava em quarentena no Porto de Suape desde o dia 11 de maio, após um tripulante apresentar sintomas da Covid-19, deixou o porto na madrugada de ontem. O navio foi liberado pela Anvisa após constatação de que os demais 25 tripulantes não manifestaram sinais da doença. O homem, de 46 anos, testou positivo no dia 15 de maio e permaneceu isolado, dentro de sua cabine no navio, sendo medicado e monitorado. Ele está estável, assintomático e foi liberado pela Anvisa para cumprir o fim da quarentena em sua residência. Este foi o primeiro caso confirmado no Porto de Suape.

De acordo com a administração do Porto de Suape, foram adotados todos os procedimentos de segurança e prevenção indicados pela Anvisa. “Como estabelece o Plano de Contingência e Emergência em Saúde Pública do Porto de Suape, para resposta a situações relacionadas a casos de doenças infectocontagiosas, uma barreira sanitária ficará instalada no local, para que os técnicos envolvidos na investigação se higienizem e descartem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) utilizados a bordo. Ambulância do porto, com equipe especializada, se mantém de plantão, caso precise fazer alguma remoção a hospital”, diz nota da assessoria de imprensa.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

 

Veja também

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano
GUERRA

Exército israelense mata dois integrantes do Hezbollah no Líbano

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul
CHUVA

China emite alerta máximo para chuvas após grandes inundações no sul

Newsletter