Seleção masculina de vôlei vence EUA e avança à semifinal do Pan

De virada, Brasil derrotou americanos por 3 sets a 2 e enfrentará Cuba na semifinal em Lima

Seleção de vôlei masculina bateu os Estados Unidos de virada e está nas semis do PanSeleção de vôlei masculina bateu os Estados Unidos de virada e está nas semis do Pan - Foto: Divulgação/CBV

Em jogo muito disputado, o Brasil venceu os Estados Unidos por 3 sets a 2 (23/25, 21/25, 25/17, 25/19 e 15/9) e garantiu o primeiro lugar do Grupo B. A seleção brasileira encerrou a primeira fase com três vitórias e agora vai enfrentar Cuba na semifinal dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Leia também:
Seleção masculina de vôlei vence segundo jogo no Pan
Seleção masculina de vôlei estreia com vitória no Pan

Jogo

No primeiro set, o Brasil começou impondo o seu ritmo e logo abriu quatro pontos de vantagem no placar: 10 a 6. O time americano melhorou o bloqueio e virou a partida para 13 a 11. O Brasil tentou buscar a virada, mas parou nos erros de saque e no bom aproveitamento do ataque dos Estados Unidos, que fecharam o primeiro set em 25 a 23.

A seleção brasileira voltou para o segundo set mais concentrada e cometendo menos erros, o que permitiu ao time abrir 12 a 6 no placar. Apesar da vantagem, o Brasil voltou a cometer muitos erros e permitiu que os Estados Unidos empatassem o jogo em 13 a 13. A equipe americana se impôs novamente e conseguiu abrir três pontos no placar: 19 a 16. Mesmo com o Brasil forçando mais o saque, os Estados Unidos mantiveram a vantagem e fecharam o set em 25 a 21.

O terceiro set começou do mesmo jeito que os dois primeiros, com o Brasil mais concentrado e abrindo vantagem de cinco pontos no placar. Os Estados Unidos chegaram a ameaçar uma reação, mas a seleção brasileira conseguiu administrar bem a vantagem e fechou o set em 25 a 17.

O quarto set começou mais equilibrado e nenhuma das equipes conseguiu abrir distância no placar até que o Brasil começou a defender melhor e a seleção brasileira abriu 13 a 8. Mais confiante, a equipe não teve dificuldade para fechar o set em 25 a 19.

Como o Brasil garantiu a classificação para a semifinal ao vencer dois sets, no tie-break, o técnico Marcelo Fronckowiak resolveu poupar o oposto Abouba, principal jogador do time na primeira fase. No set de desempate, o Brasil manteve a dianteira desde o início e fechou o jogo em 15 a 9.

A semifinal entre Brasil e Cuba acontece neste sábado (3), às 20h30 (horário de Brasília). A outra semifinal será disputada entre Argentina, dona da melhor campanha na fase de grupos, e Chile, que ficou em segundo lugar no grupo do Brasil.

Veja também

Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres
Formação

Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

Idosos com idade acima de 75 anos são vacinados contra Covid-19 no Recife
Vacinação

Idosos com idade acima de 75 anos são vacinados contra Covid-19 no Recife