Sem depilação ou laser: cientistas descobrem maneira surpreendente de acabar com pelos; saiba qual
Aplicação de um aditivo alimentar comum nos folículos capilares pode ativar "receptores gustativos" na pele e impedir o crescimento de pelos
Indesejado por muitos, os pelos podem estar com os dias contados, segundo uma nova pesquisa. Especialistas descobriram que a aplicação de um aditivo alimentar comum, como um adoçante, nos folículos capilares pode ativar "receptores gustativos" e impedir o crescimento de pelos.
Embora os receptores gustativos geralmente estejam associados às papilas gustativas na boca, eles são encontrados por todo o corpo e desempenham várias funções relacionadas ao metabolismo, à regulação do sistema imunológico e à reprodução.
Leia também
• Fila do SUS para cirurgia no quadril feita por Lula leva 344 dias em média
• Psyllium: uso da fibra viraliza nas redes; entenda o que é e veja contraindicações
• Novo efeito colateral do Wegovy? Medicamento está associado à queda de cabelo
Os pesquisadores descobriram que os folículos do couro cabeludo humano têm um receptor de sabor amargo chamado TAS2R4.
Quando estimulado com um adoçante natural semelhante à estévia, o receptor gustativo envia sinais aos folículos que impedem o crescimento do cabelo.
Segundo os cientistas, isso poderia levar a um novo tratamento de remoção de pelos para humanos sem a necessidade de aparar, depilar ou retirar a laser.
“Apesar do nome e de sua associação histórica com as papilas gustativas, os receptores gustativos surgem em lugares inesperados. Essas descobertas identificam receptores gustativos específicos nos folículos capilares humanos, demonstram que eles são ativos e podem ser acionados para controlar o crescimento capilar”, afirma o autor principal do estudo, Ralf Paus, professor da Universidade de Miami.
Testes em couro cabeludo humano doado descobriram que o adoçante semelhante à estévia, chamado rebaudiosídeo A, funcionou nos folículos capilares de homens e mulheres.
“Ativar os receptores gustativos nos folículos capilares com adoçante natural para prevenir o crescimento indesejado de pelos não é uma combinação de palavras que eu necessariamente esperava ver antes de ler esta pesquisa, e ainda assim aqui estamos”, disse John McGrath, editor-chefe do British Journal of Dermatology, onde o estudo foi publicado.
Segundo ele, o conceito é que a ativação dos receptores altera a maneira como o cabelo passa pelas fases de crescimento, promovendo o que é conhecido como "apoptose", onde os folículos capilares começam a morrer, interrompendo o crescimento do cabelo.

