Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Saúde

Sem depilação ou laser: cientistas descobrem maneira surpreendente de acabar com pelos; saiba qual

Aplicação de um aditivo alimentar comum nos folículos capilares pode ativar "receptores gustativos" na pele e impedir o crescimento de pelos

Pesquisadores descobriram que os folículos do couro cabeludo humano têm um receptor de sabor amargo chamado TAS2R4Pesquisadores descobriram que os folículos do couro cabeludo humano têm um receptor de sabor amargo chamado TAS2R4 - Foto: Freepik

Indesejado por muitos, os pelos podem estar com os dias contados, segundo uma nova pesquisa. Especialistas descobriram que a aplicação de um aditivo alimentar comum, como um adoçante, nos folículos capilares pode ativar "receptores gustativos" e impedir o crescimento de pelos.

Embora os receptores gustativos geralmente estejam associados às papilas gustativas na boca, eles são encontrados por todo o corpo e desempenham várias funções relacionadas ao metabolismo, à regulação do sistema imunológico e à reprodução.

Os pesquisadores descobriram que os folículos do couro cabeludo humano têm um receptor de sabor amargo chamado TAS2R4.

Quando estimulado com um adoçante natural semelhante à estévia, o receptor gustativo envia sinais aos folículos que impedem o crescimento do cabelo.

Segundo os cientistas, isso poderia levar a um novo tratamento de remoção de pelos para humanos sem a necessidade de aparar, depilar ou retirar a laser.

“Apesar do nome e de sua associação histórica com as papilas gustativas, os receptores gustativos surgem em lugares inesperados. Essas descobertas identificam receptores gustativos específicos nos folículos capilares humanos, demonstram que eles são ativos e podem ser acionados para controlar o crescimento capilar”, afirma o autor principal do estudo, Ralf Paus, professor da Universidade de Miami.

Testes em couro cabeludo humano doado descobriram que o adoçante semelhante à estévia, chamado rebaudiosídeo A, funcionou nos folículos capilares de homens e mulheres.

“Ativar os receptores gustativos nos folículos capilares com adoçante natural para prevenir o crescimento indesejado de pelos não é uma combinação de palavras que eu necessariamente esperava ver antes de ler esta pesquisa, e ainda assim aqui estamos”, disse John McGrath, editor-chefe do British Journal of Dermatology, onde o estudo foi publicado.

Segundo ele, o conceito é que a ativação dos receptores altera a maneira como o cabelo passa pelas fases de crescimento, promovendo o que é conhecido como "apoptose", onde os folículos capilares começam a morrer, interrompendo o crescimento do cabelo.

Veja também

Newsletter