Varíola dos macacos 

Pernambuco investiga 30 casos suspeitos de varíola dos macacos

Os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais

Varíola dos macacosVaríola dos macacos - Foto: Brian Mahy/CDC

Pernambuco não confirmou novos casos da varíola dos macacos, causada pelo vírus monkeypox. A última confirmação, exatamente uma semana atrás, notificou sete casos confirmados. Até o momento, 38 suspeitas foram notificadas, sendo 30 casos que ainda estão em investigação, sete confirmados e um caso descartado. 

Os casos confirmados estão localizados nos municípios de Recife (3), Jaboatão dos Guararapes (2), além de dois casos de outros estados, Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (3), 30 a 39 (1) e 40 a 49 (3). Todos são do sexo masculino. Dos confirmados, todos estão em isolamento domiciliar. Até o momento, não há evidências de que Pernambuco registre a transmissão local da Monkeypox.
 


Já os 30 casos que estão em investigação são de pessoas residentes nos municípios de Recife (14), Limoeiro (5), Paulista (2), Abreu e Lima (1), Araçoiaba (1), Camaragibe (1), Gameleira (1), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Petrolina (1), Timbaúba (1) e São Paulo (1). As faixas etárias são: 10 a 19 (4), 20 a 29 (12), 30 a 39 (9), 40 a 49 (3) e 50 a 59 (2), sendo 25 do sexo masculino e 5 do sexo feminino. Os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.

As amostras coletadas estão sendo encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). 

Veja também

Perícia usou DNA para identificar parte das vítimas da tragédia de Petrópolis
Petrópolis

Perícia usou DNA para identificar parte das vítimas da tragédia de Petrópolis

Com ampliação para crianças a partir dos 3 anos, vacinação contra Covid movimenta postos do Recife
Recife

Com ampliação para crianças a partir dos 3 anos, vacinação contra Covid movimenta postos do Recife