Notícias

Semana de visibilidade trans terá ações de conscientização e atividades culturais

Os ingressos são adquiridos com a doação de 1kg de alimento não-perecível

Oficina de formação da Semana de Visibilidade TransOficina de formação da Semana de Visibilidade Trans - Foto: Divulgação/ SDJH

Em alusão ao Dia de Visibilidade Trans, comemorado na segunda-feira (29) o Governo de Pernambuco promove semana de atividades em combate ao preconceito e pelo reconhecimento das pessoas trans. A abertura da semana acontece com o espetáculo 'Entre Vedetes', às 18h, no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, no domingo (28). Os ingressos são adquiridos com a doação de 1kg de alimento não-perecível.

Na programação, completamente gratuita, estão previstas ações de conscientização da população, cine debate, sarau e oficina de cuidados e atenção para a população trans na Região Metropolitana e no interior. O secretário executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura, recebe o Trófeu Monique Rodrigues, às 17h, na segunda-feira (29), no Centro de Artesanato, localizado no Bairro do Recife.

Leia também:
"Transgênero", "fluido", "intersexual": as novas palavras do léxico dos gêneros
Disputa entre MPPE e prefeituras sobre ideologia de gênero


As oficinas de formação acontecem a partir da terça-feira (30), começando pelo Terminal Integrado da PE-15, em Ouro Preto, Olinda, e na Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada.

Também acontecem oficinas na quarta-feira (31). Em Caruaru, região agreste do estado, será na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Pesqueira recebe a oficina na Secretaria Municipal de Assistência Social e Igarassu na Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres.

A oficina 'linha de cuidados a população trans na atenção básica' será realizada no Forte das Cinco Pontas, região central do Recife, a partir das 14h da quinta-feira (01).

O cine debate acontece na Praça de Camaragibe, na Região Metropolitana, às 17h da sexta-feira (02), show de transformistas e entrega de material informativo. A semana de visibilidade se encerra com o Sarau da Diversidade Trans na Praça Central de Palmares, na Mata Sul, às 19h do sábado (03).

Presídios
A Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, e o Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, ambas na Região Metropolitana, receberam na terça (23) e quarta-feira (24) atividades de sensibilização acerca da identidade de gênero. Além de prestar esclarecimentos, foi promovido um dia de beleza para as reeducandas, com corte de cabelos, maquiagem e design de sobrancelhas.

Veja também

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda
SAÚDE

Caso Kate Middleton joga luz sobre alta de câncer entre pessoas de até 50 anos; entenda

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima
GRANDE RECIFE

Caminhão desgovernado desce ladeira em marcha ré e atropela motociclista em Abreu e Lima

Newsletter