Semana Municipal do Lixo Zero integra calendário oficial do Recife

Iniciativa tem o objetivo de incentivar a redução do lixo que vai aos aterros sanitários

A legislação brasileira já proíbe o armazenamento dos materiais em aterro sanitário sem tratamento prévio A legislação brasileira já proíbe o armazenamento dos materiais em aterro sanitário sem tratamento prévio  - Foto: Wilson Dias/abr

A partir de agora, o calendário oficial do Recife dedicará, anualmente, a última semana de outubro à "Semana Municipal do Lixo Zero". A iniciativa, fundada pela organização civil Instituto Lixo Zero Brasil, tem o objetivo de incentivar a redução do lixo que vai aos aterros sanitários do País.

A proposta é promover ações de conscientização da população e de instituições para a importância da coleta seletiva e reciclagem. No Recife, a proposta foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio e publicada no Diário Oficial do município dessa quarta-feira (1º).

Leia também:
Emlurb retira 137 toneladas de lixo dos mangues
Museu do Recife inscreve para oficina de reciclagem e horta urbana  


De acordo com o texto, promover debates sobre o tema em empresas e escolas; fomentar a economia circular; conscientizar sobre a necessidade de redução dos resíduos; realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre resíduos sólidos e ações coletivas de limpeza em espaços públicos; contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem; incentivar o consumo consciente e realização de mutirões de limpeza em parques, praças, ruas, canais e pontos turísticos do Recife estão entre as propostas para as comemorações alusivas à Semana Municipal do Lixo Zero.

Primeira edição
Antes de oficializar a semana como um marco importante para a cidade, a prefeitura  integrou a Olha!Recife a Pé, um conjunto de ações que fizeram parte da primeira edição da Semana Lixo Zero Recife, realizada no dia 22 de outubro. Nesse dia, foram realizados debates, incentivos a boas práticas e soluções visando à construção de uma cidade sustentável.

Veja também

Veja os municípios de Pernambuco que já deram início à vacinação contra a Covid-19
Coronavírus

Veja como foi o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em municípios de Pernambuco

Incidência de pedras nos rins aumenta 30% no verão, alertam médicos
Verão

Incidência de pedras nos rins aumenta 30% no verão, alertam médicos