A-A+

Ciência e Tecnologia

Espaço Ciência recebe exposição sobre Inteligência Artificial

A exposição faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se inicia nesta segunda-feira (18)

Espaço CiênciaEspaço Ciência - Foto: Divulgação

O Espaço Ciência de Pernambuco, em Olinda, recebe, a partir desta segunda-feira (18), a "Exposição Inteligência Artificial", com experiências práticas sobre a vida em parceria com equipamentos inteligentes. A programação no Espaço é gratuita e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que conta com atividades voltadas para a área de ciência e tecnologia em diversos municípios do Estado. 

Diversas vivências em conjunto com a Inteligência Artificial (IA) poderão ser experimentadas no Espaço Ciência. Uma delas é a foto que pode medir o estado de espírito do visitante e também a robôzinha moradora da casa inteligente da exposição, que responde a qualquer pergunta que for feita. 

Outros objetos que pertencem a própria casa inteligente também serão expostos e disponíveis para interação com o público, como luzes e televisores que ligam através do simples comando de voz.

A experiência de contato com a IA pode levantar questões sobre de que modo ela pode ser usada para ajudar a humanidade a resolver problemas práticos, ou se, pelo contrário, ela poderia potencializar falhas já existentes na nossa sociedade.

O evento é gratuito e terá início a partir das 10h na segunda-feira, tanto de forma presencial, no prédio educacional do Espaço Ciência, como também no canal do youtube do espaço, o Espaço CiênciaPE. As atrações pertencentes aos outros polos espalhados pelo estado podem ser consultados no portal do Espaço Ciência.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano tem o tema "Transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta", e conta com inúmeras atrações. 

O evento existe desde 2004, como uma forma de estimular e articular nacionalmente diversas iniciativas de divulgação científica entre universidades, centros de pesquisa, Institutos Federais e escolas.

Veja também

Rússia suspende sua missão na Otan e a da Aliança Atlântica em Moscou
Russia

Rússia suspende sua missão na Otan e a da Aliança Atlântica em Moscou

Nobel da Paz Malala pede a talibãs retorno de meninas à escola
Afeganistão

Nobel da Paz Malala pede a talibãs retorno de meninas à escola