JUSTIÇA

Semana Nacional do Registro Civil facilita expedição de documentos

Nesta edição está prevista a união de 271 casais indígenas

Conselho Nacional de JustiçaConselho Nacional de Justiça - Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

Com o lema Registre-se! – Sua História tem Nome e Sobrenome, a segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil pretende contribuir para o resgate da cidadania de brasileiros que se encontram invisíveis na sociedade por não ter certidão de nascimento.

Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação segue até sexta-feira (16) e é voltada para a inclusão social, "possibilitando a expedição de RG, CPF, certidões [nascimento, casamento e óbito], entre outros documentos”.

Nesta edição, estão previstos atendimentos a pessoas privadas de liberdade e a pessoas que deixaram o sistema prisional e encontram-se em processo de reintegração.

Também estão previstos 271 casamentos de indígenas. “Na comunidade indígena Belém do Solimões, está programado o ‘sim’ coletivo dos casais, a maioria do povo Ticuna”, informou o CNJ. Localizada a 12 quilômetros de Tabatinga (mil quilômetros de Manaus), essa comunidade tem cerca de 8 mil moradores.

“Para assegurar que os noivos possam compreender e participar plenamente da cerimônia, dez tradutores cedidos pela Funai estarão presentes, auxiliando aqueles que não falam português”, detalhou o CNJ, que programou atividades do Registre-se! nos municípios de Barcelos, Benjamin Constant e Tabatinga, além de Manaus.

Ainda segundo o CNJ, o Registre-se! tem por base o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso de Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, que busca erradicar o sub-registro de nascimento e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros.

Veja também

Avião da Singapore Airlines que passou por turbulência severa despencou 54 metros em quatro segundos
AVIAÇÃO

Avião da Singapore Airlines que passou por turbulência severa despencou 54 metros em quatro segundos

De tanto esfregar o olho, jovem precisa fazer cirurgia para tratar lesões na córnea; entenda
lesão ocular

De tanto esfregar o olho, jovem precisa fazer cirurgia para tratar lesões na córnea; entenda

Newsletter