Serviço: confira o que e o que fecha no Carnaval do Recife

A rotina dos pernambucanos deve mudar permanecer diferente até a Quarta-feira de Cinzas

Abre e fecha de CarnavalAbre e fecha de Carnaval - Foto: Paccelly Viana/Arte FolhaPE

Durante as festas de Momo que invadem Pernambuco desta sexta-feira (24) até a Quara-feira de Cinzas  (1), muitos serviços estarão sem funcionar e alguns serão realizados em horários diferentes. Confira os expedientes dos principais serviços de atendimento.
 
Shopping Plaza
No sábado de Carnaval, todas as lojas funcionam normalmente das 10h às 19h. De domingo até terça-feira, todas as lojas estarão fechadas, com exceção das Americanas, Game Station e Praça de alimentação, abertos das 12h às 20h. Na Quarta-feira de Cinzas, todo o shopping volta ao funcionamento normal a partir do meio-dia.

Shopping Boa Vista

No sábado e domingo de Carnaval, todas as lojas estão fechadas. Durante o restante dos dias de Momo, as lojas funcionam em horário especial, o Game Station está aberto das 11h às 20h e alguns restaurantes atendem das 11 às 19h. Na quarta-feira, as lojas funcionam normalmente a partir das 12h.

Shopping Guararapes

No sábado, as lojas vão funcionar normalmente em horário reduzido, das 9h às 19h. O Hiper Bompreço, Game Station e praça de alimentação funcionam das 9h até as 20h. De domingo até terça-feira, todas as lojas estão fechadas e o Game Station e a Praça de alimentação funcionam das 12h às 21h. No domingo, o Hiper funciona das 9h às 20h, e segunda e terça-feira a loja abre às 8h e fecha às 20h. A partir da quarta-feira, o funcionamento será normal a partir das 12h.

Rio Mar
No sábado, o centro comercial funciona normalmente das 9h às 19h. As lojas ficarão fechadas durante o domingo, segunda e terça-feira - apenas a praça de alimentação e as áreas de lazer funcionam facultativamente. Na quarta, o funcionamento volta ao normal a partir das 12h.

Paço Alfândega
Localizado no meio da folia recifense, o Paço abre sua praça de alimentação das 13h às 23h do sábado até a terça-feira - os outros serviços funcionam em ponto facultativo. Na quarta-feira, o centro volta a funcionar das 12h às 22h.

Shopping Center Recife

No sábado, o shopping funciona até as 19h. De domingo à terça-feira, as lojas estarão fechadas e as áreas de alimentação e lazer em regime facultativo. Na quarta-feira, a situação volta ao normal do meio-dia às 22h. 

Tacaruna

No sábado, a área de alimentação, cinema, Game Station, Lojas Americanas e Le Biscuit funcionam das 9h às 20h, as lojas e quiosques atendem até as 17h, e o Hiper Bompreço abre das 8h às 20h. De domingo a terça-feira. as lojas não funcionam; Hiper, Lojas Americanas e Le Biscuit abrem das 9h às 18h, já o Game Station e praça de alimentação funcionam das 12h às 20h. Na quarta-feira o Hiper funciona das 8h até as 22h, e as lojas voltam a funcionar em horário normal.

Costa Dourada
Durante o sábado, o horário de funcionamento se mantém normal. Domingo as lojas funcionam das 12h às 20 e as áreas de alimentação e lazer estão abertas das 11h às 20h. Durante a segunda e terça de carnaval as lojas permanecem fechadas, com exceção das Lojas Americanas, que abrem das 12h às 20h, as áreas de alimentação e lazer funcionam das 11 até às 21h. Na quarta-feira, o shopping volta ao funcionamento normal a partir do meio-dia.

Bancos
As agências voltam a funcionar na quarta-feira a partir do meio-dia. Até lá, a Federação Brasileira de Bancos orienta que os pagamentos a serem feitos nos dias 27 e 28 podem ser realizados no primeiro dia útil, que é a Quarta-feira de Cinzas.

Detran
Do sábado até a Quarta-feira de Cinzas, todas as agências de atendimento ao público estarão fechadas.

Correios

De sábado até a terça de carnaval as agências estão fechadas. O atendimento ao público deve voltar ao normal a partir do meio-dia de quarta-feira.

Tribunal de Justiça de Pernambuco

Com atividades suspensas até a quarta-feira, o atendimento funciona apenas para demandas urgentes de caráter cível e criminal. Serão oferecidos dois polos de Juizados do Folião, um no Fórum Thomaz de Aquino, na avenida Martins de Barros; e outro na Estação Central de Metrô do Recife. Esses polos funcionam durante o desfile do Galo da Madrugada, no sábado.

O Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra, é a base para o plantão judiciário do 1º Grau no Recife. Para o 2º Grau, a base será no Núcleo de Distribuição e Informação Processual, no térreo do Palácio da Justiça das 13h às 17h.

O Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife funciona normalmente durante as festividades. O horário de funcionamento é das 7h às 19h no 1º andar da Ala Sul do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes.

Ministério Público do Trabalho
Na segunda, terça e quarta-feira de carnaval o expediente é facultativo. As denúncias trabalhistas coletivas devem ser feitas online durante o período carnavalesco.

Justiça Federal de Pernambuco
Do sábado até a Quarta-feira de Cinzas, o sistema funciona em regime de plantão. As atividades voltam ao normal na quinta-feira pós-carnaval. Apenas pedidos de medidas urgentes cíveis ou criminais serão atendidos durante o feriado. Os processos com data de validade para o período, terão prorrogação até o dia útil seguinte.

Em caso de urgências, três polos estarão de plantão, Polo Plantão1 - Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Palmares, telefone: (81) 99971-6668; Polo Plantão 2 – Arcoverde, Caruaru e Garanhuns, telefone: (87) 9 9602-7518; Polo Plantão 3 – Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, telefone: (81)99276-7980.

Edifício-sede da Prefeitura do Recife
Os serviços e atendimento ao público não funcionam do sábado até a quarta-feira. Os serviços e expediente voltam ao normal na quinta-feira, das 8h às 17h.

Central de Atendimento ao Contribuinte
Todas as unidades estão fechadas até a quinta-feira pós-carnaval. As informações sobre tributos estão disponíveis no site da prefeitura.

Expresso Cidadão
Do sábado até a Quarta-feira de Cinzas, todas as unidades estarão fechadas.

Agências de Emprego
Todas as agências estão fechadas durante o Carnaval e voltam a funcionar na quinta-feira.

Empreendedorismo

As Salas localizadas em Casa Amarela e no prédio da Prefeitura do Recife voltam as atividades na quinta-feira.

Mercados e feiras

Os mercados públicos e feiras novas funcionam normalmente no sábado, segunda e quarta-feira. No domingo e na terça-feira de carnaval, o expediente será reduzido a metade, abrindo das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funciona até as 18h.

O Camelódromo e o Mercado das Flores não funcionam do sábado até a terça-feira. O expediente volta ao seu horário normal, as 8h às 18h na quarta-feira.

Trânsito

O serviço de atendimento ao público da CTTU volta ao expediente normal na quinta-feira a partir das 8h. O monitoramento, fiscalização e tele atendimento continua funcionando normalmente. Em caso de denúncias a população deve acionar a CTTU no telefone: 0800 081 1078.

Ciclofaixas e academias

As ciclofaixas da cidade ficam suspensas por causa dos blocos que tomam conta da cidade, e retornam o funcionamento no domingo depois do carnaval. As Academias serão suspensas até a quinta-feira.

Centros Culturais
Devido à proximidade dos focos de agremiações, os centros da Prefeitura do Recife estarão fechados. A sede no Sítio da Trindade, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela vai funcionar das 5h às 19h.

Cais do Sertão
Do sábado até terça de Carnaval, não abre para visitação. O atendimento volta ao normal na quarta-feira a partir das 13h.

Centro de Artesanato
Fechado durante todo o carnaval, o Centro localizado no Marco Zero reabre na quinta-feira. A unidade de Bezerros funciona das 8h às 17h no sábado, e das 8h às 14h de domingo até quarta-feira.

Compaz

As unidades do Alto de Santa Terezinha assim como as bibliotecas municipais não funcionam no período de carnaval.

Escolas e creches Públicas
Os centros de ensino e creches não funcionam até a quarta-feira.

Jardim Botânico
Os visitantes podem comparecer ao local durante o carnaval, com exceção da segunda-feira, quando será feita a manutenção. Nos outros dias o período não conta com visitas guiadas, mas funciona das 9h às 15h30.

Upinhas, maternidades e policlínicas
As quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro), funcionarão 24h de segunda à quarta-feira. As outras Unidades de Saúde da Família estarão fechadas até quinta-feira.

As Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira), vão atender normalmente os serviços de urgência e emergência.

A Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, vai receber pessoas em atendimento. A Policlínica Professor Barros Lima vai fazer a vacinação antirrábica por 24h.

Atendimento à mulher no Recife

O Hospital da Mulher do Recife funcionará normalmente. O Centro de Referência Clarice Lispector, que atende e orienta mulheres em situação de violência, funciona dentro da Central do carnaval, na Rua do Observatório, Bairro do Recife. Já o Centro da Mulher Metropolitana, em Brasília teimosa, terá as atividades suspensas durante as festas. 

Assistência social

Todos os serviços da Assistência Social estarão suspensos durante o carnaval, as únicas exceções são as casas de acolhida do IASC. Os serviços voltam ao normal na quinta-feira.

Veja também

Eficácia da vacina anticovid da Moderna cai ligeiramente para 90% em teste nos EUA
Coronavírus

Eficácia da vacina anticovid da Moderna cai ligeiramente para 90% em teste nos EUA

Câmara aprova que medidas protetivas sejam registradas pela polícia
Proteção à mulher

Câmara aprova que medidas protetivas sejam registradas pela polícia