SAÚDE

Com equipamentos modernos, serviço de radioterapia do Hospital Oswaldo Cruz é inaugurado no Recife

O espaço é o primeiro 100% SUS e deve atender mais de mil usuários por ano, garantindo tratamento moderno aos pacientes oncológicos

O espaço deve atender mais de mil usuários por anoO espaço deve atender mais de mil usuários por ano - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (20), o primeiro serviço de radioterapia 100% SUS de Pernambuco. A estrutura, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE), na área central do Recife, deve atender mais de mil usuários por ano, garantindo tratamento moderno aos pacientes oncológicos da unidade de saúde.

Com investimento de R$ 9,5 milhões, o novo equipamento conta com um acelerador linear de fótons e elétrons; uma máquina de telecobaltoterapia, um sistema de planejamento tridimensional; um conjunto para a braquiterapia composto por um sistema de braquiterapia de alta taxa de dose; quatro fontes de Iridium 192 e uma mesa cirúrgica.

"As pessoas com câncer precisam de radioterapia e esse serviço novo vai poder atender parte expressiva dessa demanda reprimida que a gente tem aqui no Estado", afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

O local contará com uma equipe especializa, formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, físicos, médicos radioterapeutas, e tecnólogos em radiologia e radioterapia.

A iniciativa se deu por meio do Protocolo de Mútua Cooperação, celebrado entre a União por intermédio do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e a Universidade de Pernambuco.

"Estamos consolidando um trabalho que já é forte dentro do Hospital Oswaldo Cruz que é o tratamento de pacientes oncológico. É um serviço 100% SUS, gratuito e que vem a somar a todos os outros serviços ofertados pelo hospital. Além de uma equipe especializada, o paciente vai encontrar todos os tratamentos necessários para a condução do seu caso", afirmou a diretora do HUOC, Isabel Avelar.

Veja também

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos
mundo

Palácio de Buckingham abre ala inédita ao público após mais de 170 anos

Newsletter