Notícias

Servidores estaduais da saúde protestam no Recife

Ato acontece em frente ao prédio da Secretaria de Administração do Estado

Protesto de servidores da saúdeProtesto de servidores da saúde - Foto: Geraldo Moreira/Rádio Folha FM

Psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos em enfermagem do Movimento Branco realizam um protesto na manhã desta quarta-feira (21), em frente à sede da Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), na avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. O grupo reinvidica insumos e materiais para os hospitais públicos do Estado. O protesto não atrapalha o trânsito na região e os integrantes distribuem panfletos e mostram faixas e cartazes durante os sinais fechados.

Um dos organizadores do ato, o enfermeiro Rodrigo Patriota, diz que o movimento busca a valorização do servidor. "Reinvidicamos um melhor atendimento à população do SUS [Sistema Único de Saúde]. Neste mês da mulher, precisamos lembrar que a maioria dos servidores da saúde são mulheres e viemos reinvidicar civicamente e mostrar à população a verdadeira situação dos nossos hospitais públicos".

Leia também:
Crise em maternidade do Recife gera protesto
Concurso de Paulista ofertará 387 vagas na área de saúde


"Nós somos os recursos humanos do sistema e sofremos tanto quanto os pacientes. O não que damos não é o governador que dá. Faltam leitos de UTI, faltam medicações anestésicas e para dores fortes e faltam agulhas", acrescentou Patriota, que reclama do salário para os servidores de todos os níveis de ensino. "Temos os piores vencimentos do Brasil. Um funcionário de nível técnico recebe R$ 774, é o menor salário do Brasil", completou.

A psicóloga Renata Braga reclama da falta de nomeações para ocupação de cargos. "Nos últimos três anos, foram 21 psicólogos convocados para todo o Estado, mas a maioria, 14, para o Grande Recife. Mesmo assim esse número é insuficiente para a demanda. Existe uma demanda muito reprimida para o interior, que não teve nenhuma nomeação desde 2014. A gente se pergunta como o Estado está atendendo esta demanda", criticou. "Nosso medo é que o concurso prescreva em 30 de dezembro e ninguém seja chamado", finalizou Renata.

Veja também

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica
SAÚDE

Entenda problema de saúde que fez motorista ser condenado por dirigir embriagado na Bélgica

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais
MUNDO

Em alerta vermelho, China enfrenta chuvas torrenciais

Newsletter