A-A+

Setor eletroeletrônico: hora de se reciclar

Em um ano foram abertas 2.107 vagas com crescimento de 0,5% da indústria do segmento

Em um ano, 2.107 vagas foram abertas no setorEm um ano, 2.107 vagas foram abertas no setor - Foto: Reprodução/Internet

Segundo dados recentes da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), 284 empregos foram abertos no setor eletroeletrônico em julho passado. Usando como base números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), a pesquisa também mostrou que, em um ano, 2.107 vagas foram abertas no setor, mas a perda foi bem maior, com o fechamento de 4.826 postos no mesmo período. A indústria elétrica e eletrônica emprega, atualmente, cerca de 235 mil pessoas de forma direta em todo o País.

Os dados do desemprego destoam dos da produção do segmento. É que essa indústria fechou o primeiro semestre do ano com leve alta de 0,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, muito por conta das boas vendas de televisores no País. A diminuição das vagas ainda é reflexo do clima tenso de 2016, que registrou queda de 8,6% de produção, mas a expectativa é que, aos poucos, as oportunidades reapareçam, o que começa a ocorrer lentamente, de acordo com números do IBGE . Enquanto isso, a hora é de se especializar buscando por cursos de qualificação, e a internet pode ajudar muito nisso, seu currículo agradece e não custa nada, já que muitos são gratuitos.

Mais um Black Friday à vista
O Black Friday, programado para 24 de novembro próximo, já tem expectativas bem positivas da Google Brasil. As vendas relacionadas ao evento devem crescer 20% no País, em comparação ao ano passado. A receita deve chegar a R$ 2,2 bilhões - ou 4% da arrecadação prevista para todo o e-commerce nacional. Espera-se cerca de 370 mil consumidores estreantes, o equivalente a 10% dos novos clientes previstos para o varejo online em todo o ano.

Leia também:
Tempo de boas vendas no comércio eletrônico
E-commerce registra queda, mas só de preços
Cresce o número de startups em Pernambuco



ATENÇÃO CAMPUSEIROS > É oficial, a Campus Party Brasil 2018 vai acontecer entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro em São Paulo, novamente no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Anote na sua agenda: as entradas começam a ser vendidas na próxima segunda-feira (28).

Leia também:
Campus Party recebeu 80 mil pessoas na edição deste ano
Campus Party espera receber 80 mil visitantes em São Paulo



JOGOS DIGITAIS > Criado e produzido pelos alunos do curso Técnico em Computação Gráfica do Senac, em parceria com o Portomídia, o projeto “Velozes e digitais: uma viagem insólita pelo mundo dos games”, que mostra o desenvolvimento dos jogos eletrônicos nos últimos 30 anos, será exibido gratuitamente às 19h de amanhã (24), no Senac da João de Barros, no bairro do Espinheiro.

WEBINAR > As aplicações do Blockchain no cenário da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) serão o tema do quarto webinar da série que o CPqD vem promovendo com o objetivo de desmistificar essa tecnologia. Será no próximo dia 30 de agosto, às 14 horas. Inscrições pelo site http://materiais.cpqd.com.br/webinar-tecnologia-blockchain-e-iot-aplicacoes-e-iniciativas/.

Veja também

Mesmo com tempo nublado e ondas mais fortes, domingo é de praias lotadas no Recife
Litoral

Mesmo com tempo nublado e ondas mais fortes, domingo é de praias lotadas no Recife

Padre é preso por desviar dinheiro de fiéis para financiar orgias com drogas
ITÁLIA

Padre é preso por desviar dinheiro de fiéis para financiar orgias com drogas