Meio Ambiente

Shopping Patteo Olinda tem ponto para descarte de óleo de cozinha até dia 21

Ação é uma parceria com o projeto Mundo Limpo, Vida Melhor, da indústria Asa

Ponto de coleta de óleo de cozinha no Shopping Patteo OlindaPonto de coleta de óleo de cozinha no Shopping Patteo Olinda - Foto: Divulgação

Leia também

• Consumidores podem fazer descarte correto de lâmpadas usadas

• Secretaria de Meio Ambiente e Jardim Botânico do Recife eliminam uso de copos descartáveis

Com o objetivo de chamar a atenção da população para o cuidado com o descarte correto dos resíduos sólidos e líquidos, a fim de diminuir a poluição e o desgaste do meio ambiente, o Shopping Patteo Olinda, em parceria com a ASA Indústria e Comércio, recebe uma ação do projeto Mundo Limpo, Vida Melhor. 

Até o dia 21 de julho, um ponto de coleta e reaproveitamento do óleo usado em frituras está no piso térreo do centro de compras, em frente à loja Le Biscuit. 

Criado há mais de 10 anos pela ASA, o projeto Mundo Limpo, Vida Melhor já retirou nove milhões de litros de óleo do meio ambiente, ajudando a preservar 180 bilhões de litros de água.

O programa é responsável pela coleta, tratamento, limpeza e reutilização do óleo de cozinha, para usá-lo como matéria-prima na fabricação do sabão em barra Bem-te-vi.

Além do cuidado com a natureza, o projeto também tem um viés social, já que parte da economia gerada com a reciclagem é destinada à Fundação Alice Figueira. 

“O Patteo Olinda tem como um dos seus pilares a sensibilização dos seus clientes em prol de causas que tragam impactos positivos para a sociedade”, afirma Léo Dantas, coordenador de Marketing do shopping.

Para armazenar o óleo de fritura usado que será entregue para reciclagem, basta esperar que o produto esfrie após a utilização e, com a ajuda de um funil, despejá-lo em garrafas de plástico com tampa, tipo PET.

A entrega no ponto de coleta do Shopping Patteo Olinda pode ser feita durante o horário de funcionamento do centro de compras, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. 

Danos ao meio ambiente 
Quando descartado de forma errada, o óleo de cozinha pode entupir os tubos de encanação e galerias, causando rompimento da rede de esgoto e a falta d’água, além de poluir rios e mares.

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), apenas um litro de óleo descartado inadequadamente contamina 20 mil litros de água.

Veja também

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo
Belém

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina
ARGENTINA

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina

Newsletter