Simpósio no Recife discute mudanças no Ensino Médio
Reforma, sancionada no dia 16 de fevereiro, foi implementada via medida provisória, elaborada e defendida por Mendonça Filho
Com a finalidade de discutir as mudanças promovidas pelo novo currículo do ensino médio, durante o dia desta sexta-feira (26), um evento reunirá grandes nomes da educação no auditório da Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe). O simpósio, intitulado “Caminhos para o novo ensino médio & BNCC” discutirá com diretores de escolas qual deve ser a melhor forma de orientar os profissionais de educação a pôr em prática as novas regras da reforma. “A gente vai ouvir os diretores para entender quais as maiores dificuldades, quais as condições. É um ambiente próprio para se discutir o tema”, explicou Mozart Neves, ex-secretário de Educação e educador.
O evento promovido pela Hackademia é gratuito e contará com a presença do Secretário de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Rossieli Soares da Silva; o ex-secretário de Educação de Pernambuco e atual diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos; diretor do Colégio Equipe, Armando Reis Vasconcelos; o diretor do Colégio Marista, São Luís, Wellington Medeiros; e o diretor do Colégio Motivo, Sérgio Ribeiro. O ministro de educação, Mendonça Filho, que estava pautado para participar do evento amanhã, não poderá estar presente e será substituído por Frederico Amâncio, atual Secretário de Educação do Estado de Pernambuco.
Ainda de acordo com Mozart Neves, a reforma garantirá aos jovens uma alternativa após a conclusão do ensino médio. “Ao sair do ensino médio os alunos encontram muitas dificuldades para ingressar numa universidade pública. A demanda de alunos é muito grande. Com a reforma, eles podem ter uma outra opção”, explicou.
A reforma, sancionada no dia 16 de fevereiro, foi implementada via medida provisória e foi elaborada e defendida por Mendonça Filho. Ela estabelece as novas diretrizes para o ensino médio. A principal novidade agora é que além das disciplinas comuns, que os alunos têm comumente nas escolas, tais como biologia, física, geografia, eles agora deverão aprofundar seus conhecimentos em uma área de interesse e escolher entre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Formação Técnica Profissional.
A reforma também retira a obrigatoriedade das disciplinas de artes, filosofia e sociologia, que agora devem ser ensinado de modo diluído no conteúdo das outras matérias. Enquanto se acrescentam disciplinas que favorecem o ensino tecnicista, as matérias que foram retiradas do currículo sugerem aos alunos uma educação metódica e que pouco estimula o pensamento crítico, acredita o Ministério.
O currículo do ensino médio será definido a partir da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que ainda está em processo de construção e deve ser concluído até o fim do ano. A carga horária é uma das principais mudanças da reforma e passará de 800h aula por ano para 1.400h.
SERVIÇO
Simpósio Caminhos para o novo Ensino Médio
Data: 26 de maio (sexta), das 13h30 às 18h30
Local: Auditório da FACIPE - Unidade Nossa Senhora do Carmo Rua Barão de São Borja, 433 - Soledade - Recife/PE
Inscrições: clique aqui
Veja também

Coronavírus
Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia
