Mudanças climáticas

Simulações mostram como ficariam pontos do Recife com elevação do nível do mar

Bairro de Casa Amarela com aumento de 4ºC na temperatura média globalBairro de Casa Amarela com aumento de 4ºC na temperatura média global - Foto: Reprodução/Climate Central

A organização Climate Central produziu uma série de simulações que mostram como ficariam pontos de diversas cidades do mundo com a elevação do nível do mar caso o planeta não alcance as metas de redução de emissões de carbono. 

Do Recife, foram simulados como ficariam trechos do bairro de Casa Amarela e da região em torno do Estádio dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, em 2050, em patamares de aumento de até 4ºC. Os resultados são devastadores - clique aqui e confira todos os locais simulados pela entidade

As imagens mostram como a linha de maré alta pode invadir as terras, atualmente secas e ocupadas por cerca de 10% da população mundial, após até 3ºC de aumento da temperatura média do planeta. 

O planeta está no limiar da limitação de até 1,5ºC de aumento da temperatura média do Acordo de Paris e a expectativa é que, mantidas as emissões de carbono atuais, essa elevação chegue a 3ºC até o ano de 2100.

O aumento do nível do mar é uma consequência direta da elevação da temperatura que causa, entre outras mudanças, o derretimento das geleiras nos polos. 

Relatório mais recente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em agosto, mostra que o Recife é a capital brasileira mais vulnerável às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar e a 16ª no ranking global.

Veja como ficariam os pontos do Recife

 

Veja também

Revista Digital FMOTORS | Edição Dezembro 2021Revista Digital FMOTORS

Revista Digital FMOTORS | Edição Dezembro 2021

Desenvolvedor do Pegasus investiga relatos de espionagem com a ferramentaAtaque Hacker

Desenvolvedor do Pegasus investiga relatos de espionagem com a ferramenta