Metrô do Recife

Sindicato dos Metroviários realiza assembleia para discutir possibilidade de greve

De acordo com o presidente do sindicato, Luiz Soares de Oliveira, será feita uma proposta definitiva

Assembleia do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de Pernambuco realiza nesta quarta-feira (11)Assembleia do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de Pernambuco realiza nesta quarta-feira (11) - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernanbuco

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de Pernambuco (Sindimetro-Pe) realiza, nesta quarta-feira (11), uma Assembleia Geral para discutir o futuro do Metrô do Recife. O sindicato é contrário a estadualização/ privatização do metrô. 

De acordo com o presidente do sindicato, Luiz Soares de Oliveira, será feita uma proposta definitiva na assembleia. Se não for a paralisação, os trabalhadores irão entrar em estado de greve. 

"Hoje vamos decidir algumas posições importantes numa perspectiva de paralisação do sistema. Porque não há condições de manter o sistema como está, degradado, comprometido. A gente precisa de mais verba para comprar peças de reposição, para trocar equipamento, para trocar algumas locomotivas, fardamentos e mais condições de trabalho. A gente vai sair daqui com uma proposta bastante definitiva, se não for a paralisação, mas um estado de greve com uma nova assembleia para fazermos uma paralisação imediatamente, a não ser que o Governo do Estado e o Governo Federal sinalizem e recuem com a proposta que estão apresentando e apresentem mais verba", destacou o presidente. 

 

O presidente destaca as mudanças ocorridas com a privatização. 

"A iniciativa privada vai fechar logo a Linha Diesel, porque não atende a especulação que os empresários querem fazer. A princípio é fechar a linha com os ramais Curado e Cabo. Além disso, algumas estações da Linha Centro e da Linha Sul serão fechadas, porque não trazem rendimento imediato para a empresa. Além disso, serão demitidos vários trabalhadores. No conjunto disso tudo, sofrem os trabalhadores da empresa e o conjunto da população, porque o atendimento do metrô vai ficar muito mais precário", pontuou.

Veja também

Olinda divulga balanço dos danos causados pela chuva e detalha força-tarefa de apoio
Chuvas

Olinda divulga balanço dos danos causados pela chuva e detalha força-tarefa de apoio para as pessoas atingidas

Dia de horror: o que se sabe até agora sobre massacre no Texas
Ataque

Dia de horror: o que se sabe até agora sobre massacre no Texas