Coronavírus

Sindrome rara pós-Covid tem atingido crianças e adolescentes; nove mortes foram confirmadas no País

Em Pernambuco, nove casos foram confirmados, além de uma morte

Teste de Covid-19Teste de Covid-19 - Foto: Divulgação/Governo de SP

Leia também

• Pernambuco tem aumento de casos de síndrome pediátrica pós-Covid e morte de menina

• Covid-19: Brasil tem 117 mil mortes e 3,7 milhões de casos acumulados

• Pernambuco registra 1.069 novos casos e 20 mortes nas últimas 24h

Crianças e adolescentes, pós-expostas à Covid-19, têm desenvolvido a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (Sim-P). Em Pernambuco, até o dia 7 de agosto, duas crianças haviam apresentado a doença e, atualmente, esse total já é de nove. Dentre esses casos, apenas um óbito foi confirmado: uma menina de 11 anos, que morava no Recife, e morreu no fim de junho. A doença é rara e teve o seu primeiro registro confirmado na Bahia, com a morte de um menino de 9 anos, ainda em abril. Ao todo, 14 crianças e adolescentes entre 2 e 16 anos desenvolveram a enfermidade segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Apesar de não ser obrigatório para crianças que desenvolvem a Sim-P, o novo coronavírus é observado como fator prévio, desde o início da pandemia, para diversas crianças apresentaram a síndrome. A síndrome é caracterizada por febre persistente e elevada, acompanhada de um conjunto de sintomas que pode incluir hipotensão (pressão baixa ou choque), comprometimento de múltiplos órgãos e elevados marcadores inflamatórios. O paciente pode apresentar manifestações cardiovasculares ou gastrointestinais agudas (diarreia, vômito, dor abdominal); conjuntivite ou manifestações cutâneas; quadro inflamatório e confirmação laboratorial (técnica RT-PCR ou sorologia) ou história de contato com caso confirmado do novo coronavírus.

Dos casos registrados em Pernambuco, até o momento, quatro são do sexo masculino e cinco do sexo feminino. Os adoecimentos ocorreram entre maio e este mês de agosto. A criança que morreu foi atendida no Imip. Na Bahia, nem todas as 14 crianças e adolescentes com o diagnóstico confirmado da doença testaram positivo para o coronavírus. Apenas 11 enfermos possuíam a confirmação da covid-19, enquanto três apenas tiveram contato com alguém que pegou a doença viral. Cidade do único óbito causado pela SIM-P, Salvador teve o maior número de diagnósticos da síndrome, com oito ocorrências, seguida de Camaçari com dois pacientes com a doença.

No Brasil, já foram registradas nove mortes pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica até 8 de agosto, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, são 117 casos confirmados da doença entre as crianças e adolescentes do país. “O Brasil monitora casos de SIM-P em crianças e adolescentes, entre 7 meses e 16 anos. O objetivo é identificar se a síndrome pode estar relacionada à Covid-19”, informou o Ministério da Saúde.

Os números podem crescer já que o ministério informou que haverá atualização do assunto ainda nesta semana. O maior número de casos ocorreu no Rio de Janeiro, com 3 mortes, seguido do Pará e do Ceará, com duas mortes em cada um deles. O estado de São Paulo e a Bahia registraram um óbito cada. A maior parte dos pacientes que desenvolveram a doença tinham até 4 anos de idade. Nesta faixa foram 48 casos confirmados e seis mortes. Dos casos confirmados, a maior parte ocorreu em pacientes é do gênero masculino, com 69 confirmações.

Veja também

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo
EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Newsletter