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Sistema de Monitoramento de Ônibus no Grande Recife começa a funcionar dia 8

O Grande Recife Consórcio de Transportes e a Urbana se reúnem, às 9h de hoje, na intenção de remover os últimos entraves para a conclusão da instalação e execução do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop).

As linhas de ônibus do Recife e RMR terão reforço nos domingos de aplicação da prova do EnemAs linhas de ônibus do Recife e RMR terão reforço nos domingos de aplicação da prova do Enem - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Grande Recife Consórcio de Transportes e a Urbana, sindicato que representa as Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco, se reúnem, às 9h desta quarta-feira (26), na intenção de remover os últimos entraves para a conclusão da instalação e execução do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop). O sistema é uma ferramenta que, além de fornecer aos usuários dados sobre as linhas de ônibus – como horário de chegada e saída e itinerários –, serve para que o Governo do Estado acompanhe se as empresas cumprem os acordos firmados através de licitações. O encontro é resultado da primeira rodada de negociações mediada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na última segunda-feira, onde empresas, sociedade civil e governo determinaram que o sistema comece a funcionar, ainda de forma experimental e em apenas um terço da frota, a partir do próximo dia 8 de outubro.

Inicialmente serão contempladas as linhas Norte/Sul e Leste/Oeste do BRT e as administradas pela empresa Globo, a única que aderiu de forma voluntária ao Simop e fez parte do projeto piloto, em 2015. A licitação internacional é de 2014, quando a empresa espanhola Etra ganhou o contrato de R$ 40,2 milhões, ficando responsável pela instalação de um de um projeto inovador que serviria como exemplo para o resto do Brasil. A multinacional está à frente de sistemas de informação como o do Transmilênio, corredor de BRT colombiano considerado um caso de sucesso no mundo.

O prazo máximo para a finalização do projeto seria em janeiro de 2019, mas o cronograma inicial previa o final da implantação para o final de 2015. “Contudo o não cumprimento se deu principalmente, pelo atraso no início do projeto piloto, problemas com as empresas operadoras de rede de comunicações (2G e 3G), automação de processos internos, entre outros”, explicou o Grande Recife por meio de nota.

O promotor de Transporte do MPPE, Humberto Graça, responsável por mediar a reunião da última segunda, explicou que foi instaurado no dia 1º de agosto um inquérito civil para apurar o atraso na instalação do sistema. “Foi verificado que o atraso é decorrente da falta de pagamentos. O Estado passa por dificuldade financeira, como todo o País passa, por conta da crise econômica e o teve que fazer escolhas”, disse Graça. Um aporte de R$ 2 milhões vindos da União agora em agosto irá garantir a continuidade do projeto até o final do ano. Do início do projeto, em 2015, até o fim do ano passado, já foram investidos R$ 23 milhões. Se o Governo não conseguir arcar com os pagamentos até o fim do prazo previsto na licitação, todo esse dinheiro é perdido, já que o sistema instalado e equipamentos utilizados pertencem à empresa espanhola, que repassa tudo para o Governo do Estado caso o contrato seja quitado.

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“Em linhas gerais, os pagamentos estão atrasados há dois anos. Esse mês de agosto saiu uma ordem de pagamento relativo à primeira parcela do ano passado”, explica Pedro Josephi, da Frente de Luta Pelo Transporte Público de Pernambuco. “Em maio o Grande Recife baixou uma resolução dizendo que as demais empresas também aderissem ao Simop. O sistema de monitoramento permite ao órgão gestor, no caso o Grande Recife, monitorar todos os ônibus, todos os veículos, linhas, 24 horas por dia, permitindo saber se tiveram os intervalos corretos, se cumpriu itinerário, se foram feitas todas as viagens. E essas informações chegam à população por meio do aplicativo e painéis instalados nos terminais”, acrescentou Pedro Josephi, que considerou positiva a reunião da última segunda, já que prazos foram estabelecidos e uma nova linha de atuação criada.

É através da quantidade de viagens e passageiros que o Estado remunera as empresas de ônibus através de subsídios fiscais. O secretário das Cidades, Francisco Papaléo garantiu a continuidade do projeto, que terá todo o cronograma reajustado. “Realmente algumas questões precisavam de ajustes e foram feitas. Primeiro que a gente precisa do apoio de todo o empresariado para que o sistema seja implantado e eles se comprometeram a cooperar. Temos a assinatura do presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, registrado em ata.” Agora, as empresas irão instalar ou revisar os equipamentos instalados nos 2,7 mil veículos que compõem a frota do Grande Recife para que o projeto funcione de forma definitiva, beneficiando 1,8 milhão de usuários diariamente. “Esperamos que até o final do ano o sistema esteja operando em toda a nossa frota”, finalizou Papaléo.

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