Saúde

Sistemas do Ministério da Saúde estão fora do ar

Principal suspeita é que tenha ocorrido novo ataque hacker. Pasta retirou ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI do ar por prevenção

Aplicativo Conecte-SUSAplicativo Conecte-SUS - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Três dos principais sistemas do Ministério da Saúde, o ConecteSUS, o e-SUS Notifica e o SI-PNI estão fora do ar desde a madrugada desta terça-feira (17). A principal suspeita da pasta é de que um novo ataque hacker tenha atingido as plataformas do órgão.

A pasta suspendeu o funcionamento das plataformas temporariamente de maneira preventiva para evitar o acesso a outros sistemas caso se trate de um ciberataque. A expectativa é que o ConecteSUS, o e-SUS Notifica e o SI-PNI sejam restabelecidos na tarde desta terça-feira (17).

Não houve dano aos dados armazenados pelos sistemas. O ministério identificou uma anomalia na atividade de uma das máquinas com acesso ao ConecteSUS e ao e-SUS notifica e isolou o equipamento.

"O Ministério da Saúde Informa que o Programa Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva, com previsão de retorno para as 16h. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nessa segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e, para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas", diz a nota da pasta.

No final do ano passado, o Ministério da Saúde sofreu um amplo ataque que deixou as plataformas da pasta fora do ar por mais de um mês.

Veja também

Disque denúncia oferece R$ 50 mil por informações sobre envolvidos em assalto em shopping no Rio
Crime

Disque denúncia oferece R$ 50 mil por informações sobre envolvidos em assalto em shopping no Rio

Após cerca de quatro horas de voos suspensos, Aeroporto do Recife volta a operar normalmente
Voos

Após cerca de quatro horas de voos suspensos, Aeroporto do Recife volta a operar normalmente