Sivaldo vai representar Garanhuns na Assembleia

Armando Monteiro derrotou Paulo Câmara em Garanhuns pela diferença de 9 mil votos

Inaldo SampaioInaldo Sampaio - Foto: Colunista

O governador Paulo Câmara já decidiu que pelo menos um deputado estadual da Frente Popular será convocado para o secretariado a fim de abrir vaga na Assembleia Legislativa para o primeiro suplente Sivaldo Albino. Sivaldo não é um suplente qualquer. Foi vereador e presidente da Câmara de Garanhuns por um partido nanico mas nas últimas eleições aceitou o convite do PSB para se candidatar a deputado estadual com a finalidade de armar palanque naquela cidade para o governador, que não tinha aliados de peso na região. Sivaldo foi à luta contra o prefeito Izaías Régis (PTB), aliado do senador Armando Monteiro, e cumpriu a contento sua tarefa. Armando derrotou Paulo Câmara por 9 mil votos de vantagem, mas não impediu que Sivaldo Albino fosse majoritário no município com 14.682 votos. Sivaldo será recompensado agora com uma cadeira na Assembleia Legislativa e desde já se transforma no candidato das oposições à sucessão de Izaías Régis, que é muito forte no município mas não se tem notícia de que esteja preparando um candidato para sucedê-lo. Para o PSB, que nunca teve força em Garanhuns, a candidatura de Sivaldo caiu do céu. Ele disputará a prefeitura sentado na cadeira de deputado, o que o deixa eleitoralmente forte para enfrentar o candidato do PTB.

Sem nenhum representante
A partir de fevereiro, o Agreste Meridional terá dois representantes na Alepe - Sivaldo Albino (PSB) e Álvaro Porto (PTB). Já o Agreste Setentrional não terá nenhum. Em 2914 elegeu Nilton Mota (PSB), Dr. Valdi (PP) e Zé Maurício (PP), que decolaram de Surubim, Vertente do Lério e João Alfredo, respectivamente. Surubim chegou a ter 2 deputados federais e 2 estaduais numa mesma legislatura. Hoje não tem nenhum,

Sem o povo > Do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Édson Vieira (PSDB), sobre o fato de o deputado Diogo Moraes (PSB) ter-se juntado ao ex-prefeito José Augusto (Avante) para eleger Augusto Maia, filho deste último, para presidente da Câmara: “Já vi eleições em que lideranças políticas se juntaram, mas o povo não acompanhou”.

A redução > O governador Camilo Santana (CE) anunciou ontem a redução de 3,78% no IPVA de 2019. Em Pernambuco, a tendência do governador Paulo Câmara é reajustá-lo no mesmo valor da inflação, já que o Estado não está em condições financeiras de reduzir impostos.

As obras > Ana Célia Farias (PSB), prefeita de Surubim, anunciará hoje um vigoroso programa de obras que deverá estender-se até 2020. Ela disse que os dois primeiros anos da gestão foi para cuidar da saúde e da educação, “que estavam acabadas”.Mas agora vai cuidar das obras.

O sucessor > O governador Ricardo Coutinho (PSB) vai assumir a presidência da Fundação João Mangabeira em substituição ao governador eleito Renato Casagrande (ES). Coutinho se elegeria tranquilamente senador pela PB, mas não disputou para comandar a eleição do seu sucessor (João Azevedo).

O Natal > Gravatá e Garanhuns estão realizando grandes festas natalinas, que atraem milhares de turistas nos finais de turistas. O investimento feito pelos prefeitos Joaquim Neto (PSDB) e Izaías Régis (PTB) movimenta o comércio e, sobretudo, a rede hoteleira que é forte em ambas.

Veja também

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia
Educação

Quatro em dez alunos pensaram em parar os estudos devido à pandemia

Israel retira obrigatoriedade de uso de máscara em locais públicos fechados
Pandemia

Israel retira obrigatoriedade de uso de máscara em locais públicos fechados