Sobe para 20 toneladas o total de óleo recolhido no litoral de Pernambuco

Manchas surgiram nas praias de Carneiros, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Rio Formoso, todas no Litoral Sul

Óleo foi retirado antes de atingir areia da praia de São José da Coroa GrandeÓleo foi retirado antes de atingir areia da praia de São José da Coroa Grande - Foto: Diego Nigro/Governo de Pernambuco

A força-tarefa montada pelo Governo do Estado e órgãos ambientais recolheu, até 12h desta sexta-feira (18), pelo menos 20 toneladas de óleo do litoral de Pernambuco, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O material, que começou a aparecer no litoral do Nordeste em setembro, voltou a ser encontrado no Estado nessa quinta-feira (17).

As manchas surgiram a cerca de 1,8 quilômetro da areia nas praias de Carneiros, Tamandaré, São José da Coroa Grande e Rio Formoso, todas no Litoral Sul. Equipes fazem limpeza e contenção do óleo, para tentar evitar que o material chegue a outras praias, como Porto de Galinhas e Maracaípe.

Leia também:
Manchas de óleo chegam à Praia dos Carneiros, em Tamandaré
Operação recolhe 1,2 mil litros de óleo no litoral de Pernambuco


A remoção é feita com barreiras de contenção, com uma espécie de toalha de papel absorvente, e de forma mecânica, com pás e tratores. As ações desta sexta-feira (18) foram prejudicadas por causa do mau tempo no Litoral do Estado. Apenas um sobrevoo foi feito no início da manhã e os trabalhos agora se concentram em embarcações para proteger os estuários dos rios.

Todo o material recolhido das águas é direcionado para uma empresa de reciclagem ou aterro industrial. A análise do óleo é de responsabilidade da Marinha do Brasil.

Praia dos Carneiros
Manchas de óleo foram encontradas na manhã desta sexta, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Donos de pousadas, pescadores e servidores da prefeitura realizaram um mutirão para tentar remover o material da praia. Um dos locais mais atingidos foi em frente ao Bora Bora, ponto bastante famoso da praia. A mancha desta manhã chegou à faixa de areia com a maré cheia, por volta das 6h.

Veja também

Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos
Covid-19

Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos

Contratos de namoro: um documento para rejeitar a união estável
Relacionamento

Contratos de namoro: um documento para rejeitar a união estável