Chuvas

Sobe para 42 o número de cidades da Mata Sul e do Agreste atingidas pelas chuvas

Também subiu para 132 o número de óbitos em decorrência das chuvas iniciadas no dia 25 de maio

Chuvas causaram alagamentos na cidade de Jaqueira, na Mata SulChuvas causaram alagamentos na cidade de Jaqueira, na Mata Sul - Foto: Laércio Silva/Prefeitura de Jaqueira

Subiu para 42 o número de cidades afetadas pelas chuvas que tiveram início no dia 1º de julho na Zona da Mata Sul e no Agreste de Pernambuco. Dentre essas, 38 já encaminharam os Decretos Municipais de Situação de Emergência à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado. A Defesa Civil registrou, até o momento, 1.446 pessoas desabrigadas e 8.640 desalojadas nas regiões. Além disso, o número de óbitos em decorrência das chuvas iniciadas no dia 25 de maio aumentou para 132

As 42 cidades que registraram danos e prejuízos foram: Águas Belas, Água Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cortês, Escada, Gameleira, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Maraial, Palmares, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Quipapá, Rio Formoso, Saloá, São Benedito do Sul, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, São João, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Terezinha e Xexéu.

Estão em situação de emergências os seguintes municípios: Águas Belas, Água Preta, Altinho, Angelim, Barreiros, Belém de Maria, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Capoeiras, Canhotinho, Catende, Correntes, Cortês, Gameleira, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jaqueira, Jucati, Jurema, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Maraial, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Rio Formoso, Saloá, São Benedito do Sul, São Joaquim do Monte, São João, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Terezinha e Xexéu.

A Codecipe orienta que a população não ultrapasse as áreas inundadas ou alagadas e siga todas as recomendações da Defesa Civil Municipal, mantendo-se em alerta, sobretudo nas áreas ribeirinhas e de risco. A Central permanece com atendimento 24h através dos telefones 3181-2490 e 199.

Mortes no Estado 
Do total de 132 mortos, 64 foram em ocorrências no Jaboatão dos Guararapes; 50 faleceram no Recife; 7 mortes foram registradas em Camaragibe; 6, em Olinda; e as outras ocorrências foram em Limoeiro (1), Bom Conselho (1), Paulista (1), Jaqueira (1) e Iati (1). 

No último final de semana, as fortes chuvas que ocorreram no Agreste e na Mata Sul causaram mais duas vítimas. Foram localizados e encaminhados ao IML os corpos de Elísio Correia Costa, 64 anos, levado pela correnteza, no município de Iati, e outro possivelmente de Alex Fernando da Costa - que tinha sido levado pelas águas em Jaqueira -, que ainda será periciado e oficialmente identificado. Ainda está desaparecido, no município de Catende desde 2 de julho, um homem identificado como José Roberto da Silva, de 34 anos.
 

Veja também

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef
Imunização

Cobertura vacinal contra a pólio no Brasil melhora, diz Unicef

Musk também critica Austrália após Justiça determinar remoção de vídeo de esfaqueamento do X
disputa

Musk também critica Austrália após Justiça determinar remoção de vídeo de esfaqueamento do X

Newsletter