Notícias

Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco empossa nova diretoria

Cerimônia de posse ocorreu na noite desta segunda-feira (10) no Real Hospital Português

Solenidade de posse da nova diretoria da SBC-PESolenidade de posse da nova diretoria da SBC-PE - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Pernambuco (SBC-PE) tomou posse durante cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (10), no Real Hospital Português (RHP), no Centro do Recife. O cirurgião cardiovascular Fernando Ribeiro de Moraes Neto é o novo diretor presidente e ficará à frente do cargo durante o biênio 2020-2021. A solenidade contou com a presença de médicos e representantes de entidades como Cremepe. Do Carmo Monteiro, mãe do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, também esteve presente no evento, prestigiando a nova diretoria.

Honrado em assumir o cargo, Fernando Ribeiro de Moraes Neto disse que o papel da SBC-PE continuará sendo o de facilitar e disseminar o conhecimento não apenas para os médicos, mas também a população em geral. Ele destaca que as doenças cardiovasculares não podem ser negligenciadas. "Sabemos que elas são as principais responsáveis pela mortalidade. Trinta por cento das mortes se devem a problemas cardiovasculares. Se a sociedade e os profissionais de saúde não têm ciência de como fazer para prevenir, essa mortalidade continuará aumentando."

Leia também:
Vacina contra gripe evita casos suspeitos de coronavírus, diz ministro da Saúde
Recife conta com mais uma unidade de transplante de coração

O cirurgião cardiovascular destaca que a SBC-PE tem o papel de ajudar o poder público a facilitar a educação dos médicos e dos envolvidos com a assistência primária da saúde. "Sobretudo no que diz respeito à hipertensão arterial que é um dos principais fatores de doenças do coração", disse. Ele também comentou sobre a produção de pesquisas no País. "A cardiologia brasileira é muito bem desenvolvida. Aqui no Brasil existem centros que realizam cardiologia de ponta. O que praticamos aqui é de alto nível e não deixa nada a dever a países como Estados Unidos e os melhores centros da Europa", disse.

Graduado em medicina, em 1989, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, atualmente Universidade de Pernambuco (UPE), Fernando Ribeiro de Moraes Neto fez mestrado e doutorado pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo), tem formação na Inglaterra e também nos Estados Unidos. Já operou cerca de 20 mil pacientes ao longo desses anos.

Veja também

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano
recife

Hospital Pelópidas Silveira amplia vagas para receber cinco residentes em Neurologia por ano

Micro-ônibus perde o freio, desce ladeira de ré e quase atropela motociclistas
Jaboatão dos Guararapes

Micro-ônibus perde o freio, desce ladeira de ré e quase atropela motociclistas

Newsletter