Stoltenberg anuncia prorrogação por um ano de seu mandato à frente da Otan
A decisão foi aprovada durante uma reunião dos embaixadores dos 31 países membros na sede da organização
O norueguês Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan desde 2014, anunciou nesta terça-feira (4) que foi reeleito para o cargo de secretário-geral por mais um ano, a poucos dias de uma reunião de cúpula crucial em Vilnius (Lituânia) , que irá examinar a situação da Ucrânia.
"Honrado pela decisão dos aliados da Otan de estender meu mandato como secretário-geral até 1º de outubro de 2024", tuitou Stoltenberg.
Honoured by #NATO Allies' decision to extend my term as Secretary General until 1 October 2024. The transatlantic bond between Europe & North America has ensured our freedom & security for nearly 75 years, and in a more dangerous world, our Alliance is more important than ever.
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) July 4, 2023
“Os vínculos transatlânticos entre Europa e América do Norte garantem a nossa liberdade e segurança durante quase 75 anos e, num mundo mais perigoso, a nossa Aliança é mais importante do que nunca”, acrescentou.
A prorrogação do mandato, que era aguardada há várias semanas devido à falta de consenso sobre o nome de um possível sucessor, foi aprovada durante uma reunião dos embaixadores dos 31 países membros na sede da organização, em Bruxelas.
Leia também
• Otan chega a acordo para extensão obrigatória de Jens Stoltenberg
• Ucrânia pressiona Otan e diz que "chegou a hora" de definir sua futura adesão à aliança militar
Stoltenberg, de 64 anos e que foi primeiro-ministro da Noruega há duas décadas, foi nomeado em 1º de outubro de 2014 para um mandato de quatro anos. Ele cumpriu dois mandatos completos e o segundo já havia sido prorrogado por um ano em 2022, após a invasão da Ucrânia.
A questão da adesão da Ucrânia à Otan ocupará um lugar central na agenda da reunião de Vilnius, nos dias 11 e 12 de julho.