Surto de Chagas em bairro do Sertão de Pernambuco, 24 pessoas foram atestadas com a doença

A notificação do caso, feita pelo Estado, aconteceu no dia 20 de maio

Vetor da doença é o triatomíneo, mais conhecido como barbeiroVetor da doença é o triatomíneo, mais conhecido como barbeiro - Foto: Reprodução/Internet

Vinte e quatro pessoas atestaram resultado positivo de Chagas no município de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco. O surto da doença de Chagas aconteceu após um evento religioso, no mês de abril. Até esta sexta-feria (7), 70 dos 77 participantes realizaram a coleta de sangue para serem analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife, e pelo Laboratório da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Arcoverde. A notificação do caso, feita pelo Estado, aconteceu no dia 20 de maio.

Do total de participantes, 28 estão sendo medicados com Benzonidazol (4 sentiram sintomas e 24 pessoas obtiveram resultados confirmados). Desses, 15 foram internados no Hospital Oswaldo Cruz (Huoc), com 8 altas. Sete continuam internados com quadro estáveis.

A Secretaria Estadual de Saúde (Ses), que investiga o caso, em nota, disse que está realizando buscas dos participantes que participaram do evento e estão organizando atendimento desta população com a ajuda da VI Geres e com o município de Ibimirim. Todos envolvidos estão inclusos na investigação.

Leia também:
Sem atingir meta, Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe
HCP alerta sobre riscos do tabagismo à saúde; câncer de pulmão avança entre mulheres

Em visita realizada ao local, não foram encontrado o barbeiro e nem vestígio do inseto. Os locais que forneceram os alimentos do evento também estão sendo visitados e investigados.

Segundo a SES, a investigação tem como objetivo descobrir a forma de transmissão da doença e presta assistência necessária aos envolvidos.

Veja também

Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
BRASIL

Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas

Pernambuco ganha lei que concede anistia de IPVA vencidos em 2020 para motos
QUITAÇÃO DE DÍVIDAS

Pernambuco ganha lei que concede anistia de IPVA vencidos em 2020 para motos