Coceira

Surto de lesões de pele que provocam coceira passa dos 200 casos no Recife e já chega a 43 bairros

CoceiraCoceira - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Em novo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), o surto de lesões de pele que provocam coceira passou dos 200 casos na cidade. Agora, segundo atualização da pasta feita na terça-feira (30), há 201 notificações.

O total de bairros com casos registrados subiu de 41 para 43. Os casos, na última segunda-feira (29), data do balanço anterior, somavam 195. 

De acordo com a Sesau, os registros de lesões cutâneas "a esclarecer" na cidade são predominantes dos bairros de Guabiraba e Dois Irmãos - ambos localizados na Zona Norte [veja a lista completa de bairros mais abaixo]

"Não há registro de agravamento associado a esses quadros", acrescentou a Secretaria de Saúde.

Os principais sintomas relacionados às lesões são coceira e vermelhidão, mas dor de garganta, febre e diarreia também foram mencionados pelos pacientes.

Monitoramento
Ao longo desta semana, agentes da Sesau prosseguem com os procedimentos de monitoramento e investigação do surto, por meio da aplicação de questionários nos locais de maior incidência e da realização de novos exames clínicos e laboratoriais. 

Esse trabalho, reforça a pasta, passa a contar com o trabalho de uma equipe de dermatologistas. 

Outra frente colocada em ação é a instalação de armadilhas para a captura de mosquitos.

Cuidados
Como as investigações do surto ainda estão em andamento, a Secretaria de Saúde do Recife reforça a importância de que as pessoas não se automediquem, mantenham as mãos higienizadas e busquem uma unidade de saúde para receber orientações e tratar os sintomas. 

Os profissionais de saúde devem notificar os casos suspeitos em até 24 horas, conforme alerta epidemiológico enviado pela Sesau para as redes pública e privada de saúde do Recife no dia 18 de novembro.

Pernambuco
De acordo com os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os municípios registram até agora 100 casos fora do Recife, com a seguinte distribuição: Jaboatão dos Guararapes (36), Olinda (23), Camaragibe (10), Paulista (10), Cabo de Santo Agostinho (8), Ipojuca (6), Igarassu (4), São Lourenço da Mata (2) e Araçoiaba (1).

Bairros com casos registrados no Recife
Dois Irmãos, Guabiraba, Boa Viagem, Ibura, Várzea, Córrego do Jenipapo, Passarinho, Dois Unidos, Torre, Graças, Morro da Conceição, Sítio dos Pintos, Imbiribeira, Iputinga, Areias, Bomba do Hemetério, Encruzilhada, Brejo da Guabiraba, Linha do Tiro, Boa Vista, Mangabeira, San Martin, Porto da Madeira, Casa Forte, Cordeiro, Tamarineira, Jordão, Madalena, Santo Amaro, Coqueiral, Água Fria, Caçote, Afogados, Campo Grande, Monteiro, Vasco da Gama, Alto José Bonifácio, Mangueira, Pina, Jiquiá, Alto do Mandu e Coelhos.

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato