Notícias

SUS oferece mais 3 medicamentos para jovens transplantados de fígado

Além dos medicamentos adicionados, o SUS oferece outros nove medicamentos

Ao todo, 12 medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de SaúdeAo todo, 12 medicamentos são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou o fornecimento de medicamentos utilizados para evitar a rejeição de fígado transplantado em crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos.

Conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), que orienta o cuidado relacionado ao transplante hepático pediátrico, poderão ser prescritos os imunossupressores basiliximabe, everolimo e timoglobulina.
De acordo com nota do Ministério da Saúde, os medicamentos já estavam sendo fornecidos pelo SUS. Leia também:
 Secretária de Saúde é presa pela PF suspeita de fraudes com remédios de uso controlado
Universidade Aberta do SUS disponibiliza cursos EAD gratuitos a profissionais da saúde
Educação, Saúde e Cidadania têm R$ 7,5 bi em verbas congeladas


Além desses, o SUS disponibiliza outros nove medicamentos o azatioprina, ciclosporina, metilprednisolona, micofenolato de mofetila, micofenolato de sódio, prednisolona, prednisona, sirolimo e o tracolimo.

Transplantes
Dados do Ministério contabilizam que no ano passado foram realizados 239 transplantes de fígado em crianças e adolescentes. Nos dois primeiros meses de 2019, foram realizados 32 transplantes pediátricos. Nove em cada dez casos de transplantes são custeados pelo SUS, que oferece assistência integral e gratuita. Em mais de 90% dos procedimentos, os resultados são positivos

O transplante de fígado é indicado para quem sofre com doenças hepáticas agudas ou crônicas irreversíveis e progressivas. No caso de crianças e adolescentes, as principais indicações de transplante são para casos de obstrução progressiva sem causa definida (atresia de vias biliares) e doenças metabólicas como, por exemplo, excesso de gordura no fígado (esteatose).  

Veja também

Milhares de mulheres se manifestam contra 'cultura do estupro' no Uruguaiuruguai

Milhares de mulheres se manifestam contra 'cultura do estupro' no Uruguai

Saúde: 53 milhões de brasileiros estão aptos a tomar dose de reforçoVacina contra covid

Saúde: 53 milhões de brasileiros estão aptos a tomar dose de reforço